Atleta Cearense de atletismo conquista vaga para campeonato Sul-Americano Escolar após recorde nos JEBs

14 de novembro de 2023 - 14:53 # # #

Ascom Sesporte - Texto e Foto

A atleta irá competir em dezembro, no Chile

Com apenas 14 anos, Viviany Almeida, atleta da modalidade de atletismo da prova de salto em distância e 150 metros, da Escola Juarez Santiago de Lima, do município de Russas, bateu recorde nas duas provas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e levou medalha de ouro, garantindo vaga nos Sul-americano Escolar.

“Saber que nossa atleta irá para uma competição internacional por meio dos jogos Escolares Brasileiros me deixou convicto de que temos um celeiro de estudantes-atletas que vêm se destacando e escolhendo o esporte como uma oportunidade para o seu futuro”, salientou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Filha de uma catadora de lixo e com poucos recursos, ela tinha apenas o apoio e incentivo da mãe. A atleta vêm se destacando na modalidade e sonha em mudar a vida da sua família por meio do esporte. “Depois que eu entrei no atletismo para competir minha vida mudou bastante para melhor. Pretendo mudar a minha vida através do esporte. Quero ajudar a minha mãe porque ela não tem condições boas. Minha vida antes do esporte era difícil, difícil mesmo”, afirmou a atleta, Viviany Almeida.

A atleta começou a treinar ano passado e participou dos Jogos. Ela relata que houve uma evolução muito grande de um ano para o outro e está muito feliz com a oportunidade que o esporte está lhe dando em melhorar a vida da sua família.

Em Russas, a atleta treina quatro vezes na semana na Associação de Atletismo Russsana (AACR). Seu treinador Jaques Guimarães descobriu a atleta realizando uma peneirada na escola em que ela estudava. “Na avaliação que fiz com os alunos da peneirada observei que a Viviany teria um grande potencial. Ela tem aptidão em salto em distância e salto em altura. Já estou há dois anos treinando. É uma garota muito dedicada com sentimento de grandeza e sabe o que quer”, afirmou o treinador.

Em seus títulos, a atleta foi vice-campeã brasileira nos Jogos Escolares de 2022, campeã brasileira interclube e quebrou o recorde da competição sagrando-se a melhor atleta do país. Atualmente, nos jogos escolares brasileiros 2023 é a campeã brasileira e recordista na prova do salto em distância e nos 150m, entre todas as modalidades e a única atleta do estado do Ceará, que conseguiu índice para os jogos Sul- Americano que será realizado no Chile, representar o estado e as escolas de Russas.