Frota do Samu Ceará é renovada com 33 novas ambulâncias para atender população em 25 municípios

14 de novembro de 2023 - 12:11 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos/Casa Civil - Fotos Yuri Leonardo - Infográfico

Iniciativa do Governo Federal faz parte da comemoração aos 20 anos do Samu em território nacional

Vinte e cinco municípios cearenses agora contam com novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Ao todo, 33 novos veículos foram destinados pelo Ministério da Saúde (MS) ao Ceará, e entregues pelo governador Elmano de Freitas, na manhã desta terça-feira (14), em Fortaleza. Participaram da solenidade equipes do Samu e autoridades, entre secretários de Estado, prefeitos, deputados e representantes do MS.

O governador falou do esforço e da parceria para garantir atendimento ágil e de qualidade, que abrange 100% do território. “Essa parceria entre Estado e União significa o fortalecimento, de mãos dadas, do Sistema Único de Saúde. Estamos renovando mais de 40% da nossa frota, para prestar um serviço melhor para o povo cearense. Também estamos querendo cada vez mais a interiorização da nossa saúde pública, com fortalecimento dos nossos Hospitais Regionais e ampliação dos nossos serviços”, afirmou.

Com investimento superior a R$ 9 milhões, a frota agora entregue tem 25 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e oito do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel. Em janeiro deste ano, o Estado já havia entregue 20 novos veículos, além de mais sete ao longo do primeiro semestre. Com isso, o total da frota no Ceará é de 166 veículos de socorro, sendo 160 ambulâncias, três motolâncias e três aeromédicos.

Parceria

A iniciativa do Governo Federal faz parte da comemoração aos 20 anos do Samu 192 em território nacional. Os veículos serão designados à renovação de frota referente aos anos de 2015 e 2016. Outros estados brasileiros também serão contemplados com novas ambulâncias.

O secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda, esteve presente representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ele reforçou a parceria. “Vamos continuar renovando a frota a cada ano, porque agora passou a ser regra nossa. O Brasil passou quatro anos sem nenhuma renovação de frota. Com o apoio do presidente Lula e dos governadores, começamos por aqui [Ceará]. Estaremos juntos em novos hospitais, reforço da regionalização, e em novidades que vêm por aí na questão das filas de consultas e exames”, antecipou o secretário.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, garantiu que, além da estratégia de regionalização da Saúde, a Sesa também planeja a expansão do Samu. “Fizemos o Plano Regional e o Plano da Rede Urgência, no qual temos onde serão os novos postos de demanda para o Samu. A gente debate com o Ministério da Saúde, que analisa se estamos dentro dos critérios técnicos para colocar novas bases do Samu em outros municípios”, detalhou.

Salvar a vida dos cearenses

William Soares Alexandre, 31, atua há quatro anos como condutor socorrista de uma ambulância tipo USA no município do Crato, na Região do Cariri. Ele vai levar o novo veículo para a população. “Trabalhar ajudando as pessoas, salvando vidas, é um sentimento inexplicável, é uma emoção no dia a dia. Agora com a frota e os equipamentos renovados, só temos a agradecer”.

Samu 192 Ceará

O Samu é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, prestando assistência em via pública, local de trabalho ou residência. Para isso, conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. A gestão do Samu é tripartite, ou seja, o programa é financiado com recursos de União, Estados e Municípios.

Implementado em 2008 no Ceará, o Samu atualmente cobre 100% do território cearense, estando presente em 183 municípios, com exceção de Fortaleza, onde o serviço é municipalizado. Mais de dois mil profissionais atuam no atendimento.

O superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, destaca o trabalho eficiente que já contribuiu para que cerca de 600 mil atendimentos fossem realizados no estado nesses 15 anos. “Essa renovação de frota representa apoio e uma grande conquista. Isso mostra o empenho em prol da sociedade. Os profissionais do Samu são exemplos de dedicação”, pontuou.

Em nome dos prefeitos presentes, José Helder, prefeito de Várzea Alegre, falou do impacto da renovação para os municípios. “Em nome também da Aprece [Associação dos Municípios do Estado do Ceará], trago a nossa gratidão. Sabemos que cada um desses veículos estarão salvando vidas em nossos municípios e regiões”, disse o gestor, que ocupa também o cargo de secretário-geral da Aprece.