Museu da Imagem e do Som divulga resultado final do edital Ocupa MIS – Multilinguagem – 2023

15 de novembro de 2023 - 17:44 # # #

Ascom MIS - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Foto

O Edital Ocupa MIS – Multilinguagem 2023 irá fomentar propostas artísticas que serão apresentadas no MIS em 2024

O Museu da Imagem e do Som do Ceará divulgou o resultado final do edital de seleção e fomento de projetos artísticos, o Ocupa MIS – Multilinguagem – 2023. Foram selecionadas dez propostas de obra digital inédita, e cada uma receberá R$ 25.000,00 para a respectiva realização. As obras produzidas serão exibidas no museu em fevereiro de 2024. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Cronograma das próximas etapas

Confira o cronograma atualizado do Edital
Envio de documentação das propostas selecionadas: 14 a 19 de novembro
Chamada de suplentes: 20 e 21 de novembro
Teste 1: 08/01/24 a 13/01/24
Teste 2: 22/01/24 a 27/01/24
Entrega final: 31 de janeiro de 2023
Mostra OCUPA MIS Multilinguagem: fevereiro de 2023

Em caso de dúvidas, as pessoas selecionadas devem enviar e-mail para ocupamis.multilinguagem@institutomirante.org.

Edital Ocupa MIS – Multilinguagem 2023

O Edital Ocupa MIS – Multilinguagem 2023 tem como objetivo fomentar e financiar projetos artísticos criativos no campo de museus, da cultura, arte e tecnologia, numa abordagem multilinguagem, que advém da vocação do MIS-CE em revelar novas possibilidades de experimentação no campo das artes cearenses, em um contato íntimo com as tecnologias digitais.

Isto inclui expressões artísticas diversas que poderão transitar livremente pela fotografia expandida, vídeo expandido, instalações sonoras, realidade aumentada, vídeo mapping e arte generativa. Dessa forma, o MIS se posiciona como um museu laboratório que expande a especificidade dos meios ou dos formatos tradicionais para amalgamar diferentes suportes que resultem em experiências inovadoras.

As propostas apresentadas deveriam prever uma obra com duração mínima de 5 minutos, de caráter experimental, concebida e produzida utilizando-se de diferentes técnicas e tecnologias digitais para a construção de imagens ou sons que ultrapassem formatos convencionais.

Cada proposta deveria se inscrever para um dos espaços do MIS a serem ocupados: foram selecionadas cinco propostas para a sala imersiva, três para a fachada do Anexo e duas instalações sonoras para a praça.

De acordo com a política afirmativa do MIS, o Edital reserva 30% das vagas para a seleção de propostas de pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneras e pessoas com deficiência.