Sefaz-CE é premiada com o Selo TCE Ceará Sustentável

15 de novembro de 2023 - 11:22 # # #

Sara Rebeca Aguiar - Ascom Sefaz - Texto
Layla Galvão - Sefaz - Fotos

A honraria reconhece a atuação relevante da Fazenda estadual na redução de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso

A Secretária da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recebeu o Selo TCE Ceará Sustentável do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na manhã dessa sexta-feira (10/11). A Sefaz-CE destacou-se nesse último ano pela atuação alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 12.5, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a redução de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. O troféu de reconhecimento à Sefaz foi recebido pelo então secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Saulo Toscano, e por diversos líderes do Fisco estadual.

Para o gestor Saulo Toscano, o prêmio concedido à Sefaz demonstra o quanto o órgão tem atuado de forma firme no sentido de manter projetos de cunho socioambiental. “É uma evidência de que a gente tem consciência de que precisa atuar nessa frente porque reconhece que a questão ambiental é transversal a qualquer atividade de estado. Mesmo na atividade desenvolvida pela Fazenda, que trabalha majoritariamente com arrecadação e gestão financeira, não se pode desvincular o processo de sustentabilidade ambiental e social. Essa é também uma política pública central para nós”.

A coordenadora Administrativo Financeira (Coafi) da Sefaz, Jayna Nobre, ratifica que receber o Selo TCE é uma forma de legitimar, reconhecer e dar ainda mais visibilidade às ações que a Sefaz-CE já vem implementando, há anos. “Hoje, a gente tem o nosso plano logístico sustentável dentro do programa 3S [Sefaz Solidária Sustentável], que vem se fortalecendo mais a cada dia. O empenho de toda a Coafi, em especial da equipe de Governança, junto ao Comitê de Sustentabilidade, veio consolidar tudo isso. Esse, com certeza, é só o primeiro prêmio que a gente está recebendo de vários que ainda virão.”

A iniciativa do TCE tem o objetivo de incentivar ações em prol da sustentabilidade, além de reconhecer os investimentos socioambientais e a adesão à Política de Sustentabilidade do Tribunal. Na edição de 2023 do Selo TCE, 34 iniciativas, desenvolvidas por 29 órgãos e entidades públicas, foram habilitadas a receber a honraria.