Aluna de Pentecoste representará o Ceará na final do Programa Parlamento Jovem Brasileiro

16 de novembro de 2023 - 16:22 # # #

Ascom Seduc - Texto
Divulgação - Foto

A estudante Mariana Gomes Torres, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tabelião José Ribeiro Guimarães, em Pentecoste, foi selecionada para representar o estado do Ceará na fase final do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), promovido pela Câmara dos Deputados. Com o resultado, a jovem irá participar da etapa nacional do concurso, na sede da Casa legislativa, em Brasília-DF, entre os dias 5 e 7 de dezembro próximo. Mariana participará da experiência acompanhada da professora apoiadora Íris Rachel Vaz Cruz.

A jovem, que tem 17 anos e cursa a 3ª série do Ensino Médio, elaborou um discurso sobre o tema “a educação que queremos”, que foi estipulado pela organização do PJB. Após ter avançado nas etapas local e estadual, e de ter participado da Jornada de Aprendizagem Cidadã, realizada de forma virtual, Mariana aguarda a chegada da vivência presencial, com alunos de todos os estados brasileiros.

“Minhas expectativas pra Brasília estão muito altas, pois além de ser minha primeira viagem de avião, acredito que vai ser um momento muito proveitoso. Vamos ter a honra de representar nossos estados em um momento importante para a juventude e para a política, no qual nossos desejos e anseios vão ser devidamente ouvidos. Além disso, vou ter a oportunidade de conhecer jovens com culturas e hábitos diferentes dos meus”, projeta.

Mariana, que está prestes a concluir a educação básica e tem planos de cursar Ciências Contábeis no Ensino Superior, revela que a princípio ficou em dúvida sobre a participação no concurso, considerando que estava focada na preparação para os vestibulares.

“Aceitei, mesmo sem nenhuma expectativa de que iria ganhar, e agora estou aqui, vivendo um momento que nunca imaginei viver, apenas pelo simples fato de que me deixei levar pelas oportunidades que chegaram até mim, e investi nisso. Então, eu aconselho que se você tiver uma oportunidade de fazer algo, mesmo que esteja com medo de perder ou não valer a pena, não custa tentar, afinal se ganha experiências para na próxima oportunidade superar suas barreiras. Agradeço a minha escola, os meus professores e núcleo gestor pelo incentivo e contribuição na minha vida escolar”, ressalta a estudante vencedora.