Uece no pódio das melhores estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil

16 de novembro de 2023 - 15:52 # # #

Adriana Rodrigues - Ascom/Uece - Texto
Divulgação - Foto

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), mais uma vez, se destaca entre as melhores universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. No último dia 13 de novembro, foi divulgada a nova edição do Ranking Universitário da Folha (RUF 2023), que coloca a Uece nesse pódio, ao lado de uma estadual pernambucana e de uma baiana. Entre todas as estaduais do país, a Uece se encontra em 9º lugar, do total de 38 instituições estaduais avaliadas. Além disso, a Uece cresceu no indicador Ensino, ocupando a terceira posição, também do Norte e Nordeste.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “o ensino de qualidade é um pilar prioritário da gestão, como respalda a nossa consolidada experiência de formação qualificada de profissionais de diversas áreas. Em 2022, realizamos o maior concurso público para professores da nossa história, beneficiando, principalmente, o ensino de graduação. Com novos professores efetivos tanto nos cursos novos quanto nos cursos que já faziam parte da nossa oferta, trazemos mais qualidade à formação dos futuros profissionais que atuarão na sociedade cearense”.

O gestor salienta, ainda, que a melhoria do indicador Ensino está também relacionada ao Enade. “São diversos os indicadores que demonstram o desenvolvimento qualificado do ensino, como é o caso do Enade, em que temos apresentado uma melhoria significativa. Isso é o espelho das ações que têm sido desenvolvidas para o ensino de graduação, contribuindo tanto para a formação dos nossos estudantes quanto da sociedade cearense como um todo”.

E mais, o RUF 2023 divulgou o ranking que avalia as universidades, por cursos de graduação. Nesse ranking, a Uece tem três cursos, Geografia, Nutrição e Química, entre os 20 primeiros melhores cursos do país.

Também se destacaram os cursos da Uece de Enfermagem, Letras, Filosofia, Medicina Veterinária, Ciências Sociais, Biologia, Medicina, Física, História e Matemática, sendo posicionados entre os 50 melhores cursos do País.

O RUF é organizado anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012, tendo sido sua última edição em 2019. Após a pandemia, o ranking foi retomado e publicado em 2023.

Neste ano, o RUF avaliou 203 universidades públicas e privadas de todo o País, a partir de dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, analisando os pontos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.