Alunos da Escola de Artes e Ofícios montam instalação expositiva em homenagem ao Mestre da Cultura João Pedro de Juazeiro

17 de novembro de 2023 - 11:36 # # # # #

Ascom EAOTPS - Texto
Michael Rodrigues - Foto

A exposição, que mescla técnicas de bordado e xilogravura, fará parte de mostra de artes e ofícios a ser lançada em dezembro

Alunos(as) da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) estão finalizando as aulas do Curso de iniciação em Bordado e Costura com a montagem de uma instalação expositiva em homenagem ao xilógrafo, gravador e cordelista João Pedro de Juazeiro. A exposição contará com 17 painéis de tecido, reunindo as técnicas do bordado e da xilogravura, com intervenções dos(as) alunos(as) em artes impressas de autoria do João Pedro.

A exposição, que terá curadoria da bordadeira e professora Iara Reis, contará com a participação de 15 alunos(as) bordadeiros(as). Os painéis farão parte da II Mostra Fazendo Artes, Aprendendo Ofícios, evento que apresentará os resultados de todos os cursos e projetos realizados pela EAOTPS em 2023, reunindo trabalhos artísticos nas áreas da Gravura, Prataria Artesanal e Bordado, além de obras restauradas pelos(as) alunos(as) de Conservação e Restauro. A Mostra será lançada na primeira quinzena de dezembro, com data a ser agendada.

João Pedro de Juazeiro

Nascido em Ipaumirim, no ano de 1964, João Pedro de Juazeiro foi criado na cidade de Juazeiro do Norte. Iniciou-se no campo das artes primeiramente como poeta-cordelista e há cerca de 25 anos trabalha com xilogravura. Em 2019 foi reconhecido como Mestre da Cultura em Xilogravura e Literatura de Cordel pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult/CE). Suas obras são inspiradas em aspectos do imaginário popular, das raízes culturais e da religiosidade.

EAOTPS

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Serviço

Confecção e montagem da exposição em homenagem a João Pedro de Juazeiro
Data: às segundas e quintas, das 14h às 17h (até 04/12).
Local: Sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga