Museu da Imagem e do Som realiza Festival Black Block Party

21 de novembro de 2023 - 16:42 # # # #

Ascom MIS - Texto
Deivyson Teixeira - Foto

Festival acontece neste sábado, com festa Boom Boom Black e Feira Negra

O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza, neste sábado (25), o Festival Black Block Party, com a festa Boom Boom Black e a Feira Negra. A programação acontece das 16h às 19h30, na Praça do MIS. A programação é gratuita e integra o “Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”, que acontece durante o mês de novembro como celebração ao mês da Consciência Negra, por meio da Secretaria da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria da Cultura. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Feira Negra

A Feira Negra de Fortaleza é um coletivo de empreendedores negras e negros que surgiu com o desejo de garantir visibilidade, espaços de efetivação do empreendedorismo negro, a convivência, a valorização e a difusão da produção cultural das populações negras da cidade. Tem o intuito de ser um espaço lúdico e formativo, que congregue artistas, grupos culturais, produtores individuais, grupos produtivos e cooperativas, e que tenha capacidade de propiciar a comercialização e o escoamento da produção desses indivíduos e grupos. Hoje são cerca de 40 afro emprendedores, e se constituem como um movimento da sociedade civil que diretamente vem criando várias ações e articulações na cidade. Atualmente, está chancelada como Ponto de Cultura pelo estado do Ceará.

Boom Boom Black

A festa negra Boom Boom Black viaja no tempo e resgata todo o ritmo e potência do funky. O baile segue para os ritmos black dos anos 90 e 2000 até os batidões do funk brasileiro ao som de DJ’s. O objetivo dos bailes é sempre incentivar a cultura black em Fortaleza, trazendo referências de figuras importantes na luta antirracista ao longo da história. São bailes com recorte cultural, resgatando as referências da black music dos anos 70 e 80, e também trazendo novos ritmos, viajando pelo Afro House e Afro Beats, o que torna a festa mais plural e ancestral.

A Boom Boom Black teve início no ano de 2018, na inquietação e busca por espaços onde os jovens negros e periféricos pudessem se divertir sem sofrer nenhum tipo de violência ou qualquer tipo de preconceito. Desde então, o público abraçou a ideia e a festa se fortaleceu por onde passou. Já se somam dez edições com produção própria, todas elas em bairros da periferia de Fortaleza e participação em eventos como Sarau Bate Palmas, Alvoroço do Nois de Teatro e Bar dos Africanos, dentre outros espaços de movimentação da juventude negra de Fortaleza. Hoje a Boom Boom Black é uma das maiores festas de Fortaleza e do Ceará com um recorte racial, tendo toda a sua equipe de produção e execução composta por pessoas negras.

Serviço

Festival Black Block Party: Feira Negra e Boom Boom Black
Data: 25 de novembro (sábado)
Horário: 16h às 19h30
Local: Praça do MIS
Evento gratuito e aberto ao público.

Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.