Visitas temáticas e programação infantil integram a programação da Pinacoteca

21 de novembro de 2023 - 16:32 # # #

Ascom Pinacoteca - Texto
Marília Camelo - Foto

As ações ocorrem de quinta (23) a domingo (26) com visitas mediadas e ações voltadas para o público infantil

Na semana de 23 a 26 de novembro, a programação semanal da Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido pelo Instituto Mirante – conta com visitas mediadas temáticas nas exposições, assim como atividades infantis. As ações integram o Festival AfroCearensidades, promovido pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) em parceria com a Secult, celebrando o Mês da Consciência Negra.

Na quinta-feira (23), das 16h às 17h, acontece o “Percursos Entrelaçados: Sussurros de um Futuro Presente – Ato II”, na exposição “Se Arar”. A visita mediada temática busca estimular a imaginação do público em direção a futuros alternativos, rompendo com narrativas coloniais de construção do mundo. A atividade promove o diálogo com o presente, utilizando estímulos que buscam ampliar as possibilidades de construção do futuro. Classificada para maiores de 18 anos, será conduzida por Gi Monteiro e Janaína Bento.

No sábado (25), a Pinacoteca recebe mais uma edição do “Percursos Entrelaçados + Ateliê – Artesanias de Si”. A ação propõe uma discussão sobre as fontes de inspiração que impulsionam os artistas na criação de suas obras. Das 16h às 18h, além da visita mediada, cada participante terá a oportunidade de vivenciar suas próprias “artesanias”. O evento acontece na Exposição “Se Arar” e no Ateliê 1, com classificação indicativa livre. A mediação será de Gi Monteiro, Janaína Bento e Wallison Azevedo. A atividade será acessível em Libras.

No domingo (26), as crianças e familiares são convidados para uma colagem a partir das cores presentes nas obras do artista Antonio Bandeira no “Ateliê Criança Cria: Colagens do Bandeira”. A primeira edição ocorre de 10h às 11h e a segunda, de 15h às 16h. A atividade lúdica tem classificação indicativa para crianças a partir dos 5 anos. Nesta edição, a atividade será mediada por Beatriz Gurgel e Érica Xita.

Festival Afrocearensidades

O Governo do Ceará lança o “Festival AfroCearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará” em celebração ao mês da Consciência Negra, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult). O Festival traz ampla programação distribuída entre equipamentos culturais do Estado, com mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

Pinacoteca

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 23 a 26 de novembro
Quinta 23.11
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Sussurros de um Futuro Presente – Ato II
Mediação: Gi Monteiro e Janaína Bento
Onde: Pinacoteca do Ceará – Exposição Se Arar
Classificação indicativa: 18 anos

Sábado 25.11
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê – Artesanias de Si
Mediação: Gi Monteiro, Janaína Bento e Wallison Azevedo
Onde: Pinacoteca do Ceará – Exposição Se Arar e Ateliê 1
Classificação indicativa: livre
Acessível em Libras

Domingo 26.11
10h às 11h | 15 às 16h
Ateliê Criança Cria: Colagens do Bandeira
Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita
Onde: Ateliê 1
Classificação indicativa: livre
Para crianças a partir de 5 anos
Todas as atividades são gratuitas.

A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.