GT Primeira Infância visita equipamentos da SPS e conhece práticas exitosas do Ceará

22 de novembro de 2023 - 10:34 # # #

Carlos Eugênio - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - Fotos

Integrantes do GT Primeira Infância, grupo de trabalho constituído pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, vinculado ao governo federal, estão em Fortaleza visitando boas práticas do Estado para a primeira infância. Nesta terça-feira (21), o grupo conheceu o Complexo Social Mais Infância Cristo Redentor, a Casa da Criança e do Adolescente e a sede da Secretaria da Proteção Social (SPS), onde foi apresentado a projetos como BigData Social e Agentes Sociais Mais Infância.

A coordenadora do GT e presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz; o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi, e a CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Mariana Luz, participaram da visita, acompanhados da titular da SPS, Onélia Santana. Denominada Imersão Boas Práticas Ceará, a visita continua nesta quarta-feira(22) na Cidade Mais Infância e fábrica do Mais Nutrição, na Ceasa.

Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional da Educação, disse que ficou fascinado com a capilaridade das ações do Complexo Mais Infância e com o modelo do ordenamento político da SPS. “Esse projeto é fascinante. Fiquei maravilhado com o que vi aqui. Um espaço polivalente, com área inclusiva, com formas diretas, abertas e transparentes de combater as desigualdades, com ações educativas, culturais, de saúde e de atendimento familiar. Esse modelo de equipamentos integrados da SPS, que agrega outras políticas públicas, deve ser estendido pelo País. O Conselho Nacional de Educação veio aqui para auxiliar com ações e modelos regulatórios e no que mais precisar”, exclamou.

Mariana Luz explica porque o Ceará foi um dos estados brasileiros escolhidos para ser visitado pelo GT Mais Infância. “O Ceará está construindo, com o apoio da Fundação, um olhar integral e integrado do poder público, com a participação de diversas pastas do governo, para as crianças, para as famílias mais vulneráveis. O Ceará tem muita coisa boa para mostrar”, pontua. “O lançamento do GT Mais Infância, para conhecer, entender e aplicar as boas práticas em um projeto nacional, é um trabalho inédito no País”, acrescentou.

Anfitriã do grupo, Onélia Santana, falou do significado da visita do GT e da oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos, por meio do Mais Infância Ceará. “Para nós, cearenses, é uma grande alegria, uma satisfação, receber autoridades nacionais, profissionais de várias entidades civis e vinculadas à Presidência da República, para apresentarmos as experiências, as realizações do Ceará, para que possam ser socializadas com os demais estados”, destacou.

Lançado em agosto último, no Palácio do Planalto, O GT conta com diferentes representantes da sociedade civil e do poder público. A duração dos trabalhos é de 180 dias. Além de contribuir com subsídios técnicos à construção de uma política nacional, o GT Primeira Infância objetiva sensibilizar gestores públicos municipais e estaduais para avançarem na agenda em escala nacional.