Município de Mombaça adere ao Programa SRH nas Escolas

23 de novembro de 2023 - 14:31 # # # #

Ascom SRH - Texto e fotos

Os alunos do ensino fundamental de Mombaça, localizado no Sertão Central do Ceará, serão os primeiros da Bacia do Banabuiú a trabalharem o livro “A Gotinha Nossa de Cada Água”. A adesão do município ao programa aconteceu nesta quarta-feira (22), em Mombaça, onde a SRH realizou a entrega de mais de 500 exemplares do material paradidático.

Durante a cerimônia de assinatura do termo de adesão ao programa que visa a educação hidroambiental através de ensinos sobre o ciclo da água e a importância da sua preservação no planeta, o Secretário Executivo dos Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara, destacou a importância do momento para a gestão dos recursos hídricos:

“A Bacia do Banabuiú é uma das regiões mais secas do Ceará e é fundamental promover a preservação da qualidade e da quantidade de água para essa população. Sabemos que é na escola que a educação ambiental começa e essa cartilha vem justamente com esse propósito de incentivar o zelo com os recursos hídricos”, apontou Aderilo.

Em um momento de interação com as crianças presentes, Márcia Caldas, servidora da SRH que acompanha a aplicação do programa, expressou satisfação com a entrega das cartilhas:

“Essa cartilha trata do meio ambiente e irá colaborar não só com o meio ambiente em Mombaça, mas de forma geral, construindo boa educação ambiental em todo o Estado do Ceará com bons frutos. É muito bom vermos as autoridades, alunos e escolas engajados na aplicação das cartilhas que tem dado bons retornos”, reforçou Márcia.

Por fim, o Prefeito de Mombaça, Orlando Filho, mostrou-se esperançoso com a aplicação do projeto do Governo do Estado no município:

“A educação infantil é a formação do futuro cidadão. Esse é mais um projeto que vem somar no nosso município e estamos muito gratos a todos os envolvidos nessa parceria que beneficiará nossa região”, comemorou o Prefeito.

Além do Secretário Executivo de Recursos Hídricos, o evento contou com a presença de representantes da Cogerh de Quixeramobim, do Vice-presidente do Comitê da Bacia do Banabuiú, além do Prefeito, secretários municipais de educação, diretores e professores da região, junto aos alunos do ensino fundamental.

Conheça o Programa

O objetivo do Programa SRH nas Escolas é aprender sobre o uso correto da água, conscientizando e sensibilizando as crianças em relação aos problemas ambientais. Por meio da Cartilha de educação ambiental “Gotinha Nossa de Cada Água”, a Secretaria de Recursos Hídricos leva aos alunos do 4º ano de escolas públicas municipais de Ensino Fundamental informações de forma criativa sobre o meio que nos cerca.

A Cartilha Gotinha Nossa de Cada Água é um livro didático que leva o conhecimento da água e do meio ambiente para crianças cearenses. O livreto trata de temas relacionados à educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.