PMCE apreende 44 pássaros silvestres que estavam sendo vendidos de forma ilegal em feira no bairro Canindezinho
23 de novembro de 2023 - 13:06 #apreensão #BPMA #canindezinho #pássaros silvestres
Ascom SSPDS - Texto e foto
Um trabalho da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na apreensão de vários pássaros silvestres que estavam sendo comercializados de forma ilegal, em uma feira no bairro Canindezino, que fica na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. A ação foi realizada na manhã dessa quarta-feira (22). Com a ação, um suspeito foi identificado e autuado por crime ambiental.
Durante fiscalização realizada por uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) em uma feira no bairro Canindezinho, os militares abordaram um homem, que estava com diversos pássaros. No local, a equipe confirmou que o indivíduo, um idoso de 74 anos, não possuia nenhuma documentação de órgão ambiental referente aos animais, que estavam sendo comercializados de forma ilegal.
Com o suspeito, foram apreendidos três pássaros silvestres conhecidos como Sibite, um Bigodeiro, um Canário da Terra, um pássaro de espécie não identificada, três pássaros Abre Fecha, quatro Galos de Campina, sete Golinhas e 24 pássaros Papa Arroz, além de sete caixas de transporte e oito gaiolas.
Diante da situação, o homem foi conduzido para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Na delegacia, foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. Após os procedimentos, os animais foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que pertence ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7596 da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O sigilo e o anonimato são garantidos.