SDA assina contratos para construção de 2,5 mil cisternas no Ceará

24 de novembro de 2023 - 13:16 # # #

Luan Herculano e Glauber Sobral - Ascom SDA - Texto
Gustavo Araújo - Foto

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) assinou, nesta semana, o contrato que confere a execução do Programa de Cisternas às 12 entidades selecionadas pelo Edital n° 015/2023, no valor de R$ 25 milhões. A Chamada Pública prevê a construção de 2,5 mil cisternas em comunidades e escolas rurais do Ceará. Com a assinatura, a previsão é que o início das obras aconteça até fevereiro de 2024. A atividade concluiu a programação do encontro de planejamento com as entidades executoras do Programa de Cisternas.

As cisternas serão construídas em 56 municípios do estado, com prioridade para povos e comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas e pescadores). Com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a meta da SDA é implantar 2.000 cisternas de placa de 1ª água (16 mil litros), 458 cisternas escolares e 66 cisternas calçadão (ambas de 52 mil litros).

Para o titular da SDA, Moisés Braz, com mais essa etapa, as entidades realizarão o trabalho de mobilização com os municípios, a fim de selecionar as famílias que serão beneficiadas com essa tecnologia fundamental para a vida dos homens e das mulheres da zona rural. “Só sabe a importância de uma cisterna, quem já carregou uma lata d’água na cabeça. Portanto, eu quero parabenizar aos nossos trabalhadores que vão receber esses reservatórios, as nossas entidades, e agradecer de forma especial ao governo federal, por meio do MDS, bem como o nosso governo do Ceará que está executando o programa de cisternas por intermédio da SDA”, afirma.

A secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves, agradeceu a parceria e união de esforços na construção de políticas públicas que priorizam povos e comunidades tradicionais. “O sentimento é de gratidão e reconhecimento por esse trabalho que tem sido desenvolvido pela SDA, Secretaria dos Povos Indígenas e demais setores. Essas 2.500 cisternas chegarão na hora certa, no exato momento que a gente vê os nossos povos com dificuldade de acessar a água tratada e limpa”, conclui.

Segundo a representante da Cáritas Regional do Ceará, Glória Carvalho, esse encontro foi de fundamental importância para reunir as diferentes forças do Ceará, seja por meio das entidades, das ONGs e dos dos sindicatos que atuam ou que já atuaram, anos atrás. “Concluir essa capacitação com as assinaturas dos contratos, é um momento celebrativo dessa retomada do programa de cisternas. A previsão, a partir do que foi planejado aqui, é de que ainda em dezembro a gente inicie com as reuniões nos municípios, com os poderes públicos e com as comissões responsáveis”, destaca.

Além dos representantes das 12 entidades selecionadas, o evento contou com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, da secretária de Estado dos Povos Indígenas, Juliana Alves, do secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, do secretário executivo da Educação, Helder Nogueira, e do presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Neto Rebouças.