SDA estreia em Feira Internacional de Logística

24 de novembro de 2023 - 13:24 # # #

Glauber Sobral - Ascom SDA - Texto
Gustavo Araújo - Foto

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) estreou na 18ª Feira Internacional de Logística (Expolog), no Centro de Eventos, nesta quinta-feira (23). No evento, a pasta contou com um pavimento de expositores apoiados pelo projeto São José e também organizou palestras sobre a potência da agricultura familiar na economia cearense.

O assessor de programas e projetos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Fuad Nogueira, enumerou as ações desempenhadas no pavimento da SDA na feira. “Estamos aqui mostrando a expressividade e o protagonismo da agricultura familiar, enquanto SDA e suas vinculadas. Estamos apoiando mais de 15 cooperativas que estão expondo seus produtos e participando dos nossos debates de painéis. Aqui, tratamos também sobre a importância do cooperativismo na agricultura familiar, discutindo o acesso a mercados diferenciados, comércio justo, governança socioambiental, gestão de negócios, entre outros temas, mostrando soluções para desenvolvermos cada vez mais a agricultura familiar do Ceará”, resumiu.

A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), Regma Queiroz, destacou a importância de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela SDA junto aos cearenses. “Nessa estreia, fiquei muito feliz em apresentar a palestra ‘logística eficiente na agricultura familiar’. É fundamental a gente trazer e debater sobre os processos da cadeia de suprimentos dos agricultores e trabalhadores rurais. Tratar sobre o tema foi importante porque a gente está inserindo as ações da nossa pasta neste evento dedicado ao agronegócio. Temos uma grande expectativa de fazer contatos e divulgar a nossa missão voltada à agricultura familiar”, frisou.

Comercialização eficiente

Dentro do painel “A importância da logística para uma comercialização eficiente”, o assessor técnico da SDA, Cléber Leite, palestrou sobre o apoio da SDA na comercialização de produtos da agricultura familiar. “Nesse encontro tive a oportunidade de apresentar o Secaf, que é o sistema de gestão de informações que atende ao agricultor nas políticas públicas de comercialização e que liga as demandas das políticas públicas à produção do agricultor familiar e suas organizações, cooperativas e associações. Por isso que o Secaf é tão importante, pois facilita a comercialização da agricultura familiar no Ceará”, finalizou.

Em sua 18ª edição, a Expolog deste ano tem como tema “Governança e Logística para a Transição Energética”. O evento, que iniciou na quarta-feira (22), reuniu expositores do Brasil e do exterior para discutir as tendências e inovações do setor logístico.