SDE se reúne com comitiva dinamarquesa para tratar de energias renováveis

24 de novembro de 2023 - 16:01 # # #

Ascom SDE - Texto e fotos

Na manhã desta sexta-feira (24), Joaquim Rolim, secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), recebeu a visita de uma comitiva da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA) e do Consulado da Dinamarca, com foco em Eólica Offshore, principalmente sobre a regulamentação do setor e infraestrutura portuária no Ceará.

O encontro contou com a presença do conselheiro chefe da DEA, Eskil Kwederis; o conselheiro Federico Jansen (DEA); a conselheira de Energia da Embaixada da Dinamarca, Cecilie Grandjean-Thomsen; o diretor comercial do CIPP, André Magalhães; Alberto Antunes, coordenador da Secretaria Estadual de Relações Internacionais (SRI); Roberto Gurgel e Fernando Leal, respectivamente coordenador e consultor da Secretaria Executiva da Indústria (SDE).

Joaquim Rolim expressou sua satisfação com o encontro, destacando o potencial do Ceará para atrair investimentos em energia renovável, hidrogênio verde e energia eólica offshore. Ele enfatizou a importância das interações entre o estado do Ceará e os representantes do governo dinamarquês. Rolim ressaltou o apoio significativo do governador Elmano de Freitas e do secretário Salmito Filho a essas iniciativas.

Rolim também observou a vasta experiência da Dinamarca em energia, especialmente em energia eólica marítima, destacando a presença da indústria dinamarquesa Vestas no Ceará. Ele expressou confiança em atrair mais indústrias para a região. ”Avaliamos que nossos objetivos foram alcançados ao mostrarmos nossas potencialidades”, comentou.

Eskil Kwederis, conselheiro chefe da DEA, elogiou as ambições e o potencial do Ceará, reconhecendo a riqueza de conhecimento, talento e habilidades presentes na região. Ele enfatizou a importância da visita para conhecer pessoas com tanta experiência.