Seminários da Diversidade ampliam o debate sobre políticas públicas LGBTI+ no interior do Ceará

24 de novembro de 2023 - 11:10 # # #

Ascom Diversidade - Texto

O primeiro ciclo de Seminários da Diversidade tem como tema “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia: construindo a cidadania LGBTI+ na superação do preconceito e da violência” e vem sendo realizado desde setembro de 2023, com conclusão prevista para dezembro desse ano. O terceiro encontro será realizado na região da Grande Fortaleza, na sexta-feira (24), a partir das 13h30, no Auditório da UNINASSAU – Campus Maracanaú.

A iniciativa é uma realização da Secretaria da Diversidade (Sediv) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Nesta terceira edição, a Sediv conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracanaú, por meio da Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos, com a parceria do Gap Vida.

A mesa “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia: construindo a cidadania LGBTI+ na superação do preconceito e da violência” contará com a participação da secretária da Diversidade, Mitchelle Meira. Também participam do evento o cientista social e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), atual secretário executivo da Secretaria da Juventude do Governo do Ceará, André Marinho, na mesa “O que é LGBTfobia e suas consequências na vida das pessoas LGBTI+”. Além disso, haverá Ato de Fixação da Placa do Aviso que proíbe a discriminação LGBTI+.

“Com os Seminários da Diversidade estabelecemos um espaço de diálogo com a população cearense sobre o fortalecimento das políticas públicas que garantam a proteção, a promoção e a cidadania da população LGBTI+ do nosso estado. Temos o compromisso de cuidar da nossa população e garantir políticas públicas efetivas no enfrentamento à violência e preservação das vidas LGBTI+”, afirma a secretária Mitchelle Meira. Até dezembro, os Seminários da Diversidade também ocorrerão em Camocim e Sobral. O projeto percorrerá o Estado do Ceará e passará por diversos municípios com continuidade no ano de 2024.

A ação integra a campanha Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia e busca dialogar com a população do interior sobre a construção de Políticas Públicas de Proteção, Promoção e Cidadania para pessoas LGBTI+ com foco na prevenção e diminuição da LGBTfobia no Estado do Ceará. Com realização da Secretaria da Diversidade conta com atuação direta dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) do IFCE e da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade – COEDH e Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE) vinculados à Seduc.

Sobre a Secretaria da Diversidade

Criada em fevereiro de 2023, sendo a primeira do Brasil, a Secretaria da Diversidade do Ceará promove e executa programas, projetos e atividades visando a efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana da população LGBTI+. Coordena políticas transversais de promoção, proteção e cidadania. Executa ações de capacitação e formação acerca da diversidade. Articula ações de fomento à cultura que promovam a visibilidade do calendário cultural LGBTI+. Promove e apoia políticas públicas de empregabilidade para a população LGBTI+. Através do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT, garante transparência e participação social. A Secretaria também recebe e dá encaminhamento às denúncias de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero através do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues.

Serviço

Seminário da Diversidade – “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia: construindo a cidadania LGBTI+ na superação do preconceito e da violência”
Quando: dia 24 de novembro de 2023 (sexta-feira), a partir das 13h30
Onde: Auditório da UNINASSAU – Campus Maracanaú, na Av. Contorno Norte, 101 – Jereissati I, Maracanaú – CE.