Teste de carga prepara liberação da rua Tibúrcio Cavalcante com Av. Santos Dumont, em Fortaleza

25 de novembro de 2023 - 14:55 # # # # #

Ascom Seinfra

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará realizará, na próxima segunda-feira (27), a liberação do tráfego de veículos e pedestres da Rua Tibúrcio Cavalcante, no cruzamento com a Av. Santos Dumont. No local, acontece a obra de implantação da Estação Nunes Valente da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Um teste de carga sobre a estrutura de concreto do viaduto permanente foi realizado, neste sábado (25), como última etapa antes da liberação do fluxo de veículos.

A partir das 7h da segunda-feira, o fluxo da via passará a operar no sentido único Norte/Sul (Praia/Sertão), sendo liberado o trecho entre as ruas Costa Barros e Torres Câmara. Dessa forma, o acesso à Av. Santos Dumont poderá ser realizado por meio da própria Rua Tibúrcio Cavalcante, sem haver mais a necessidade de utilizar as ruas Marcos Macedo e Osvaldo Cruz. O desbloqueio facilitará o fluxo na região e promoverá mais agilidade para os condutores.

“A liberação do fluxo de veículos da Tibúrcio Cavalcante é uma grande conquista para nós que estamos realizando tratativas desde o inicio de nossa gestão, em busca de cumprir o cronograma que estudamos, visando dar mais agilidade ao tráfego nesse entorno e beneficiar toda a população fortalezense, sobretudo os que circulam muito por essa região”, celebrou o secretário da Infraestrutura Antônio Nei de Sousa.

Vale lembrar que o fluxo da avenida Santos Dumont, no trecho entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante, não será liberado. A área citada segue com canteiro em obras.

Neste sábado, a Seinfra concluiu, ainda, as calçadas e toda a sinalização horizontal da via. O teste de carga, realizado com cinco betoneiras carregadas com britas, pesando 150 toneladas, leva em consideração os parâmetros da norma ABNT NBR-9607:2009.

Sobre o empreendimento

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu).

O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de trafegabilidade, mobilidade e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.

Atualmente, o sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana conta com três linhas em funcionamento: Linha Sul, Linha Oeste e o VLT Parangaba-Mucuripe. Ao todo, as linhas possuem aproximadamente 57 quilômetros de extensão, atendendo, em média, mais de 51 mil pessoas por dia.