Projeto “Perfomance de Pole Dance: Mulher Negra e Empoderamento” se apresenta nas Rotas de Criação do Laboratório de Dança

27 de novembro de 2023 - 12:24 # # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto
Divulgação - Foto

O projeto “Perfomance de Pole Dance: Mulher Negra e Empoderamento” , integrante da 11ª edição do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – se apresenta na quarta-feira (29), às 19h, no pátio da Escola. O evento é gratuito e aberto ao público.

Desenvolvido pelas artistas Tayana Tavares, Mara Nívea, Thamira Reis, Xênia Melo e Loriz Severino, o projeto tem investigado o corpo da mulher negra em peformances artísticas de pole dance, dialogando sobre o lugar da arte na construção de empoderamento e afirmações de territórios de existência/resistência. As artistas têm se apropriado do corpo da mulher negra como ponto de partida e elemento performativo de composição dramatúrgica em dança por meio do pole dance, onde realizam acrobacias em uma barra vertical de aço, buscando novas possibilidades de diálogos com a contemporaneidade. Elas situam seu lugar de investigação e prática no pole cientes de que conceituá-lo é tomar partido e se posicionar. Para as integrantes do projeto, o pole é uma crítica aos códigos patriarcais de moralidade e estética.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Projeto “Perfomance de Pole Dance: Mulher Negra e Empoderamento” se apresenta nas Rotas de Criação do Laboratório de Dança
Onde: Pátio da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: quarta-feira, 29 de novembro
Horário: 19h
Gratuito e aberto ao público