HRC mantém nível máximo de excelência certificado pela Organização Nacional de Acreditação

30 de novembro de 2023 - 14:10 # # # #

Cícero Dantas - Ascom HRC - Texto e fotos

O HRC é o único hospital do sul cearense com a certificação em excelência

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Juazeiro do Norte, manteve o nível máximo de certificação conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A categoria “Acreditado com Excelência” reconhece instituições de saúde que atingem padrões elevados de segurança, qualidade e gestão integrada, além de considerar que a cultura organizacional busca a melhora contínua.

Para que o grau mais alto da acreditação fosse mantido, o HRC passou por uma visita de avaliação realizada entre os dias 28 e 29 de novembro. Os avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) visitaram diversos setores do HRC e ouviram pacientes, gestores e colaboradores atuantes na assistência. Por meio de relatos e evidências (documentos, protocolos e treinamentos), comprovaram a manutenção da segurança e da qualidade exigidas pela ONA.

O diretor-geral do HRC, Giovanni Sampaio Gondim, dedicou a conquista para todos os colaboradores da unidade. “Esse é o resultado do esforço de todos os profissionais da nossa unidade. Por isso, gostaria de dedicar essa certificação a todos que compõem o HRC, são eles que se esforçam diariamente para que o atendimento seja realizado da melhor forma possível”, disse.

Representantes da ONA analisaram os protocolos de assistência da unidade

Durante a inspeção, os avaliadores emitem um relatório final para a unidade. O documento aponta as oportunidades de melhoria para os próximos anos, o que permite aprimorar os processos de assistência em saúde.

A analista de Qualidade e Segurança do HRC, Pâmela Alencar, atribui o resultado ao fruto do empenho e trabalho em equipe. “Foi nítido o esforço e dedicação de todos os setores. Houve um misto de sensações, expectativas e os mais diversos sentimentos nesse período. Conseguimos reafirmar nosso compromisso diante das oportunidades de melhoria pontuadas e serão certamente acatadas e usadas como alavanca para ofertarmos um serviço ainda mais humanizado e individualizado”, comentou.

Acreditação ONA

Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

A metodologia de certificação da ONA possui 3 níveis de acreditação, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. Após a obtenção de uma destas acreditações, periodicamente, a instituição se submete a duas outras auditorias, as quais são chamadas de “Manutenção”, quando os auditores verificam se os requisitos de qualidade permanecem mantidos.

Em 2014, o HRC foi certificado com nível II pela ONA, passando a ser o primeiro hospital público com emergência das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país a receber o título. Dois anos depois, a unidade foi recertificada e passou a ser o primeiro hospital público do Ceará a ser Acreditado com Excelência, Nível III ONA, além de ser o 2º do Nordeste e o 13º do Brasil.

Dos hospitais da rede pública do Governo do Ceará, além do Regional do Cariri, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, são acreditados com excelência.