Seletiva para o Mundial de Doha, Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais começa nesta segunda (4) no Centro de Formação Olímpica

30 de novembro de 2023 - 11:01 # # # #

Ascom CFO - Texto
Divulgação - foto

Medalhistas de bronze nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso têm presença confirmada no Campeonato Brasileiro

Os melhores atletas do país têm encontro marcado em Fortaleza (CE), entre os dias 4 e 10 de dezembro, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais. Seletiva para o Mundial de Doha, em fevereiro de 2024, o evento será realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO), que integra o complexo esportivo da Arena Castelão.

Além desta competição, outras quatro disputas estão previstas para o local no mesmo período: Taça Brasil, Copinha Brasil, Campeonato Brasileiro Júnior e Campeonato Brasileiro Master. Ao todo, o evento conta com cerca de 300 atletas inscritos.

“Esta é uma competição importante sob diversos aspectos: vale vaga no Mundial de Esportes Aquáticos, que será o último evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024; vai reunir toda a comunidade dos saltos ornamentais, desde os iniciantes até a categoria master; e ainda comprova o crescimento da modalidade no Brasil, com um número expressivo de atletas”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais, Ricardo Moreira.

Medalhistas de bronze nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso têm presença confirmada no Campeonato Brasileiro. Além delas, estarão em Fortaleza outros saltadores de destaque no Brasil, casos de Rafael Max, bronze no Mundial Júnior de 2022, e Luana Lira, que disputou os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Nos últimos anos, a entidade tem procurado ampliar o número de praticantes do esporte e levar os saltos ornamentais a todas as regiões do país. O projeto social “Um Salto na Educação”, por exemplo, tem ajudado a difundir a modalidade por diferentes cidades, como Aracaju (SE), Brasília (DF), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e as cidades cearenses de Sobral e Fortaleza.

“O Ceará é o único estado do país a ter dois núcleos do projeto, e Fortaleza em especial já pode ser considerada um dos principais polos de formação de atletas do Brasil. São 112 jovens saltadores treinando diariamente no Centro de Formação Olímpica, com uma estrutura de alto nível à disposição. Por isso, nada mais natural que a edição 2023 da principal competição de saltos ornamentais do país seja realizada aqui”, explica o diretor executivo da Saltos Brasil, Hugo Parisi.

Toda a competição será transmitida ao vivo no YouTube da Saltos Brasil. O SporTV também exibe as finais do Trampolim 3m (sábado, dia 10, às 14h) e da Plataforma 10m (domingo, dia 11, às 14h). Aos interessados em acompanhar o evento no Centro de Formação Olímpica, o acesso ao público é gratuito. O endereço é Avenida Alberto Craveiro (entrada pelo Portão 1).