CAFeira Bom Jardim celebra Projeto Café com as Artesãs do CCBJ

1 de dezembro de 2023 - 12:54 # # # #

Ascom CCBJ - Texto
Divulgação - Foto

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) e Ação Cultural, a CAFeira Bom Jardim, nesta sexta-feira (1º), a partir das 17h, na Praça Santo Amaro. A feira vai contar com apresentações artísticas culturais, barracas de comida, artesanato, bingo, oficinas e atrações voltadas para o público infantil.

A CAFeira Bom Jardim, que já está em sua segunda edição, surgiu do olhar sensível e do diálogo entre as próprias feirantes durante as ações do Projeto Café Com as Artesãs, ação realizada de forma itinerante pela equipe do NArTE, que faz o acompanhamento dessas mulheres.

A CAFeira nasce do objetivo não apenas de comercializar as produções dessas mulheres, mas também da necessidade de ocupação e representatividade das artesãs. A escolha do local onde acontece a feira também é feita sob o olhar atento e sensível das artistas para lugares pouco ocupados por iniciativas dessa natureza.

Este é um evento idealizado e realizado coletivamente pelas artesãs do Grande Bom Jardim, junto ao CCBJ e por meio do NArTE e Ação Cultural. Em sua segunda edição, a CAFeira acontece com o objetivo de impulsionar a economia local e valorizar o trabalho das artesãs do Grande Bom Jardim, trazendo mais diversidade e possibilidades para a comunidade que frequenta a praça do Santo Amaro.

Café com as Artesãs

O Projeto Café com as Artesãs faz parte do Programa Fortalecendo Redes da Articulação comunitária do CCBJ e tem o objetivo de estabelecer relações mais próximas com as artesãs do território, contribuir com a rede por meio do diálogo, das trocas, da integração, incentivar o empreendedorismo feminino, bem como, fomentar as políticas públicas e sistema de garantia de direitos a essas artistas.

A maioria das artesãs participantes dos encontros são de grupos produtivos e ainda artesãs solo ou associações que trabalham , dentre outros públicos, com mulheres do bairro, promovendo atividades formativas e suporte psicossocial. A partir desses processos formativos, muitas formaram grupos e coletivos de artesãs para fortalecer o vínculo entre as mulheres , incentivando inclusive, o ensino do ofício artístico desenvolvido, abarcando as práticas da economia solidária.