Detran-CE vence Prêmio Senatran 2023 na categoria Projetos de Educação com o game Trânsito Legal

1 de dezembro de 2023 - 10:41 # # # #

Ascom Detran-CE

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) foi o vencedor do Prêmio Senatran 2023, na categoria Projetos de Educação de Trânsito, com o game Trânsito Legal. O concurso, promovido pelo Ministério dos Transportes (MT), por meio de sua Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), contempla iniciativas voltadas à segurança no trânsito e visa estimular o engajamento da sociedade brasileira ao propósito de redução dos sinistros.

Desta forma, o jogo virtual do Detran-CE, criado para oferecer mais conhecimento e orientar os usuários sobre boas condutas de pedestres e condutores, conquistou a 1ª colocação na categoria em que foram avaliados programas ou ações de Educação para o Trânsito e Segurança Viária, com o propósito de reduzir os riscos nas vias e promover mudanças comportamentais para humanização do trânsito, prevenção e redução de sinistros, além da promoção da cidadania.

“Trabalhar em prol da educação de trânsito é uma premissa do Detran-CE e ficamos felizes por esse reconhecimento em nível nacional. Esse prêmio, com certeza, nos incentiva ainda mais a continuar produzindo elementos que venham a se tornar referência para alcançar o objetivo principal, que é um trânsito pacífico e mais seguro para todos”, enfatiza o superintendente do Detran-CE, Michel Mourão.

Com faixa etária livre, o game Trânsito Legal foi lançado em março do último ano, com o objetivo de oferecer mais conhecimento e orientar os usuários sobre as boas condutas no trânsito, visando engajar e motivar pessoas, de uma forma prática e interativa. Composto por desafios, como quebra-cabeças, caça-palavras, além de informações, perguntas e respostas alusivas às boas práticas no trânsito, o game está disponível, de forma gratuita, nas plataformas Android ou iOS do celular, e também no computador, através do site oficial do Detran-CE.

“O Trânsito Legal tem uma aceitação bem positiva desde a sua criação e vem sendo aperfeiçoado e atualizado a cada nova temporada, de acordo com o tema proposto, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde os usuários têm a oportunidade de aprender mais, de uma forma simples e divertida, sobre as leis de trânsito”, ressalta a diretora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento do Detran-CE e idealizadora do produto, Lorena Moreira.