Sesa participa da 7ª Feira do Conhecimento com imunização e informações sobre saúde

1 de dezembro de 2023 - 15:52 # # # # #

Fernanda Teles e Juliana Marques - Ascom Esp-CE - Ascom - Texto
Fernanda Teles - Foto

Equipe da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Covat)

Informações sobre a prevenção e o tratamento de doenças transmitidas por vetores, a importância e evolução das vacinas para a Saúde Pública, além de imunização e informações sobre a covid-19 foram alguns dos serviços levados pela Saúde do Ceará para a sétima edição da Feira do Conhecimento (FdC), nesta quinta-feira (30). Além destes serviços, a identificação de animais peçonhentos com importância médica, bem como seus riscos e soroterapia também fez parte da programação do estande da Sesa, com apresentação feita pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Covat).

A bombeira civil Lenita Gonçalves foi uma das visitantes que conferiu a apresentação da COVAT

A bombeira civil Lenita Gonçalves foi uma das visitantes que conferiu a apresentação da Covat. “Essas informações são de grande relevância para o meu trabalho. Temos muitos acidentes com esses animais peçonhentos nos eventos e precisamos saber quais são as recomendações nesses casos, onde procurar o antídoto, dentre outras coisas”, diz.

Já o estudante da Escola de Ensino Médio Dr. César Cals, Elias Alves, considerou a visita à FdC como uma oportunidade de ver na prática alguns conteúdos que são ministrados em sala de aula. “Fiquei bem impressionado com a oportunidade de ver de perto o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. É algo bem próximo da nossa realidade e que, normalmente, só vemos nos livros”, afirma.

Imunização

Equipe da Coimu apresentou informações sobre vacinas e prevenção à covid-19

Segundo a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges, a participação da Saúde do Ceará na sétima edição da Feira do Conhecimento, buscou também priorizar a importância das vacinas para a saúde pública e o que elas representam para o avanço da ciência. “É muito importante que a população entenda que a imunização é uma das melhores formas de prevenção contra doenças transmissíveis”, argumenta.

Nesta sexta-feira (1), todos os serviços da Sesa no estande da FdC estarão voltados para a covid-19, formas de prevenção e imunização, além da aplicação de todas as vacinas para a doença, incluindo o esquema básico para quem ainda não foi vacinado. Para receber o imunizante, é necessário que o visitante apresente o cartão de vacinação e documento de identificação com foto.

 Centro de Simulação em Saúde

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) também integra a programação do estande da Sesa na FdC. Neste sábado (2), de 14h às 21h, a equipe do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da autarquia vai realizar uma série de exposições no espaço, com manequins e simuladores de ginecologia/obstetrícia e do suporte básico de vida, utilizados pelo equipamento para capacitar profissionais de saúde.

Além disso, serão disponibilizados banners, fotos e vídeos informativos. Os visitantes poderão, ainda, tirar dúvidas sobre os produtos e serviços disponibilizados pela ESP/CE, na área da Simulação em Saúde. “A ideia é fortalecer a política de Educação Permanente, com ênfase na Simulação em Saúde”, explica o gerente do CSS, Rafael Dantas.

A FdC é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e acontecerá de 30/11 a 02/12, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, reunindo programação gratuita de palestras, oficinas e atividades que totalizam mais de 60 horas de conteúdo.