Solenidade marca os 150 anos da primeira viagem de trem do Ceará

1 de dezembro de 2023 - 16:54 # # # #

Ascom Metrofor - Texto

Um século e meio depois da primeira viagem de trem realizada no Ceará, em 30 de novembro de 1873, a data foi lembrada e homenageada nessa quinta-feira (30), em solenidade realizada pelo Museu Ferroviário Estação João Felipe, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará.

Durante o evento, aconteceu a inauguração do sino histórico da ferrovia. O empregado do Metrofor Francisco Hamilton Melo, um dos operadores do Centro de Controle Operacional (CCO), tocou o sino, marcando a memória de um elemento que era presente em todas as antigas estações – e cujos toques comunicavam as chegadas e partidas dos vagões, e os sentidos das viagens.

O sino é localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, prédio da antiga estação de trem João Felipe, mesma região que abrigou a Estação Fortaleza, da qual partiu o primeiro trajeto sobre trilhos em solo cearense, saindo do Centro de Fortaleza em direção à Parangaba.

Durante a solenidade, o Metrofor foi um dos homenageados, e o troféu pelos 150 anos da primeira viagem de trem foi entregue à Assessora de Planejamento Estratégico, Joseane Oliveira, que na ocasião representou o diretor-presidente Plínio Saboya Neto.

Um pouco de história

“Quando o dia declinou, exatamente às 17h, o sino tocou; Mestre Rocha puxou uma corrente; a locomotiva silvou; a tração da máquina esticou os engates; os carros se movimentaram, e lá se foi o trem na Rua Trilho de Ferro em rumo ao Arronches”.

Com esse trecho quase poético os pesquisadores José Hamilton Pereira e Francisco de Assis Silva de Lima, no livro Estrada de Ferro do Ceará, contam detalhes do dia 30 de novembro de 1873, relembrada pelo Museu Ferroviário.

“Foi grande a expectativa, quando o maquinista José da Rocha e Silva e o foguista Henrique Pedro estacionaram a primeira composição no pátio da Estação Fortaleza, ainda com odor de tinta fresca. Os discursos foram cloqüentes e, com aplausos, os mais efusivos cortaram a fita simbólica. As instalações foram visitadas e, com todas as honrarias, a diretoria da EFB foi cumprimentada pelo Presidente da Província Sr Francisco Teixeira Sá e sua comitiva. Após uma revista de curiosidade na máquina à vapor, todos se dirigiram aos carros de passageiros. A locomotiva Hunslet nº1, que havia recebido o nome de “A Fortaleza”, já bem alimentada, bufava pelas válvulas, esperando o apoteótico momento da partida. Os três carros de passageiros ficaram lotados de autoridades e convidados especiais”, descrevem os autores sobre o percurso.