Comitiva do Ceará participa da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília

4 de dezembro de 2023 - 16:23 # # # #

Ascom SPS - Texto
Tiago Gaspar - Casa Civil - Foto

O evento inicia nesta terça-feira (5) e segue até a sexta-feira (8)

Comitiva da Secretaria da Proteção Social (SPS) vai à Brasília para participar da 13°Conferência Nacional de Assistência Social e apresentar as ações desenvolvidas pela pasta por meio dos programas, projetos e equipamentos socioassistenciais do órgão. A titular da SPS, Onélia Santana, e o secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes, eleitos delegados nas conferências estaduais, vão avaliar os últimos quatro anos de atuação da Política Nacional de Assistência Social e deliberar sobre os próximos quatro anos junto a outros gestores do País.

Os secretários partem para Brasília acompanhados de coordenadores e técnicos da SPS, que também são delegados e vão colaborar na avaliação e defesa de propostas para a construção de um Suas cada vez mais forte.

Este ano, o tema da conferência nacional é “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”. Na Conferência serão discutidos cinco eixos  definidos em Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS): financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.

“Nós precisamos avançar cada vez mais nos serviços que ofertamos ao povo cearense e nesta edição da conferência nacional, que coincide com a comemoração dos 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), vamos todos pensar e deliberar sobre o Suas que estamos construindo e que queremos daqui pra frente. Todas as proposições de novas diretrizes serão no sentido único de ampliar os direitos socioassistenciais para aqueles que precisam da Política da Assistência Social”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

“O  Suas que temos hoje foi construído com muito trabalho, mas ainda precisa ser lapidado, e a conferência nacional tem essa intenção: construir um Suas que possa garantir autonomia econômica às pessoas, para que tenham cada vez mais dignidade através da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho”, ressalta o secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, que ainda reitera a importância do encontro.

“A conferência é a culminância de todos os esforços e propostas dos profissionais que estão na ponta, atendendo o povo cearense nos equipamentos sociais e que participaram das conferências municipais e estaduais para fortalecer ainda mais o Suas”, complementa Paulo Guedes.

No estande do Conselho Estadual de Assistência Social do Ceará serão apresentadas as ações da SPS, desde a segurança alimentar, qualificação profissional, unidades socioassistenciais e de abrigamento, além dos programas Mais Infância e Mais Nutrição, dentre outros projetos e ações implantadas nos últimos anos no Ceará.