Saúde do Ceará intensifica vacinação de rotina e contra a covid-19 em todo o Estado; Dia D acontece neste sábado (9)

5 de dezembro de 2023 - 16:12 # # # #

Kelly Garcia - Ascom Sesa - Texto e Fotos

O pizzaiolo Edson Balbino foi ao Vapt Vupt Antônio Bezerra, na manhã desta terça-feira (4), para tirar a segunda via do RG. Ao encontrar um ponto de vacinação no local, aproveitou a oportunidade para tomar a dose da vacina bivalente contra a covid-19. “Tem muita gente com covid-19 e eu não quero ter essa doença. Ainda bem que aqui tem vários serviços. Assim, a gente já resolve muita coisa”, destacou.

Resolvendo outros assuntos no Vapt Vupt, Edson Balbino aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde e se vacinou

Até 15 de dezembro, a população cearense terá mais uma chance para atualizar a caderneta vacinal. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está intensificando a vacinação de rotina e contra a covid-19 em todo o território cearense. Em Fortaleza, as salas de vacinação localizadas nos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu abrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os postos de saúde também funcionam na capital e no Interior. No próximo sábado (9), será realizado o “Dia D” para reforçar a imunização.

A vacina contra a covid-19 é indicada a partir dos seis meses de vida. De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, o Estado apresenta uma uma baixa adesão ao imunizante, sobretudo para a dose de reforço bivalente, que será estendida à população com mais de 12 anos especificamente neste mês. “Seis milhões de pessoas ainda precisam receber essa dose. Esperamos que esta mobilização possibilite um incremento de doses aplicadas, garantindo a ampliação do acesso da população”, pontua.

A gestora aponta ainda que, no grupo de crianças com idade entre seis meses e cinco anos, somente 32% iniciaram o esquema vacinal e 5% seguiram até a terceira dose. “É fundamental garantir o esquema completo para conferir a proteção adequada pela vacina”, complementa a coordenadora.

Bivalente

Para ser imunizado com a bivalente, é preciso ter tomado pelo menos duas doses da vacina contra a covid-19. A última aplicação deve ter sido há, pelo menos, quatro meses. “A vacina é segura e garante uma resposta imunológica mais rápida do organismo. No entanto, para garantir a eficácia, é essencial, além de cumprir o esquema primário de vacinação, receber as doses de reforço indicadas”, destaca.

Segundo a titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu), a vacina bivalente confere uma proteção a mais para a doença. “As bivalentes, além de proteger contra a cepa original da covid, também defendem o organismo das subvariantes da Ômicron, em especial a BA4/BA5.

Afonso Bezerra estava entre aqueles que aguardavam para se vacinar na manhã desta terça-feira (5)

Nem mesmo o medo de injeção impediu a diarista Denise de Sousa de completar a imunização contra a covid-19. Moradora do bairro Jardim Iracema, ela se imunizou com a bivalente no Vapt Vupt Antônio Bezerra. “A gente enfrenta o medo de injeção, respira fundo e vai. Temos que cuidar da saúde. Uma das minhas vizinhas adoeceu de covid essa semana. Então, é melhor prevenir logo”, diz.

O médico infectologista Afonso Bezerra perdeu a sogra e uma cunhada durante a primeira onda da pandemia. Por isso, faz questão de estar devidamente imunizado contra a doença. “Em abril, eu tomei minha dose contra a gripe e hoje, a bivalente. Acho importante manter o calendário vacinal em dias”, explicou.