Cagece cria programa de inovabilidade para transição energética dos sistemas de água e esgoto do Ceará

6 de dezembro de 2023 - 12:01 # # # #

Ascom Cagece - Texto

Um programa de Inovabilidade em Transição Energética foi criado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A iniciativa tem como foco a busca por novas fontes de energia e novos negócios para uma prestação de serviços de água e esgoto no estado sustentável e inovadora. O programa prevê ainda o reaproveitamento do potencial energético renovável de subprodutos, rejeitos e processos dos sistemas operados pela companhia, com a utilização de novas tecnologias.

Thiago Dantas, engenheiro químico da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cagece, explica que na corrida contra o tempo para a universalização dos serviços de água e esgoto em todo o país, há uma preocupação para que o alcance das metas do novo Marco Legal do Saneamento não termine gerando impactos negativos como o aumento de emissão de carbono na atmosfera, em virtude da necessidade que está por vir de uma maior demanda de energia elétrica para o setor de saneamento.

“Essa é uma preocupação que já foi até mostrada pela Agência Internacional de Energia (International Energy Agency), a qual emitiu um relatório com uma expectativa de crescimento de 30%, entre 2020 a 2030, na demanda de energia elétrica mundial no setor de água”, informa.

De acordo com Thiago Dantas, algumas frentes de trabalho da Cagece já estão em curso com o foco para uma transição energética do setor de saneamento do estado, de forma a contribuir, inclusive, com as ações de enfrentamento à crise climática em todo o mundo.

Entre os projetos da companhia com este propósito, destaca-se a usina-modelo que purifica e converte biogás gerado nas estações de tratamento de esgoto em energia renovável e que possui ainda um reaproveitamento térmico do lodo e a areia das estações com potencial também para a geração de energia ambientalmente sustentável. Este projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além dele, a companhia também participa de iniciativas para a produção de hidrogênio verde no estado, a partir da utilização de águas de reúso provenientes do tratamento de esgoto doméstico de Fortaleza e Região Metropolitana. O programa de Inovabilidade de Transição Energética prevê ainda a possibilidade de geração de energia elétrica por meio do macrossistema de distribuição de água do Ceará.