Supesp apresenta balanço de 2023 com destaques para treinamentos e estudos direcionais

6 de dezembro de 2023 - 12:21 # # #

Ascom Supesp - Texto e Foto

O balanço das principais atividades desenvolvidas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), durante o ano de 2023, foi apresentado em reunião, realizada na tarde desta terça-feira (05/12). A produção de estudos e pesquisas voltadas para indicadores criminais como a violência contra a mulher, indígenas, igualdade racial e grandes eventos como o Carnaval e a Semana Santa, desenvolvidos conjuntamente pela Diretoria de Estratégia (Diesp) e de Pesquisa e Avaliação (Dipas) e pela Gerência de estatística e Geoprocessamento (Geesp), foi destaque durante o encontro entre servidores e colaboradores da Supesp. A Gerência Administrativo Financeira (Gefin) também expôs as atividades que desempenhou ao longo deste ano.

Outro ponto importante da reunião foi a apresentação do total 1.597 estatísticas e dados finalizados e entregues pela Geesp, ao longo deste ano. Atendendo a demandas das mais diversas, de instituições, pesquisadores até a imprensa, o número de atendimentos de pedidos de dados consolida o Estado do Ceará como um dos mais transparentes no fornecimento de dados em Segurança Pública, segundo informação da pesquisa “Segurança Pública em Dados: guia prático para jornalistas”, realizada e divulgada pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com outras organizações.

A apresentação foi coordenada pelo superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, e contou com a participação de diretores, gerentes e colaboradores da vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Na ocasião, foram anunciados a assinatura do novo convênio com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a execução do Programa Cientista-chefe. “É com muita alegria que comunico que será assinado novo convênio para continuidade do Programa Cientista-chefe. Dessa vez, dando ênfase ao estudo de análise de política pública para a segurança pública, garantindo uma visão analítica e processual dos dados e indicadores criminais”, comemorou o superintendente.

Encontro de pesquisadores

Também foi apresentado pela assessora da Dipas, Priscila Falconeli, a proposta do I Encontro de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará, que será realizado de 20 a 21 de junho de 2024, em comemoração aos seis anos da Supesp. O evento visa consolidar cada vez mais o papel de instituição como referência nacional em pesquisa e análise de dados e indicadores criminais e informações estratégicas em segurança pública do Estado do Ceará. O intuito, explicou a assessora, é receber artigos e trabalhos de pesquisa de profissionais da área da segurança pública de todo o país.

O encontro tem como objetivo central debater cenários, estudos e análises acerca da segurança pública no território nacional, propondo estratégias neste segmento, visando atingir novos parâmetros de indicadores de segurança pública. Estão previstas as publicações de um livro da Supesp com artigos temáticos e transversais em segurança pública, escritos por colaboradores do órgão, e um livro digital com artigos científicos selecionados durante o evento.