Movimenta APS: projeto atua para aperfeiçoar atenção primária na Região do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe

7 de dezembro de 2023 - 15:19 # # # # #

Ascom Sesa - Texto e Foto

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde (Sepos) realizou, na terça (5) e quarta-feira (6), a Oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde (APS), além de visitas técnicas à Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Região do Litoral Leste/Jaguaribe. A ação faz parte do “Projeto Movimenta APS”, que tem como eixos ações de educação permanente; planificação da atenção à saúde — que consiste no planejamento e na organização dos processos de trabalho das unidades; e o aperfeiçoamento da força de trabalho. A Oficina ocorreu em Limoeiro do Norte e as visitações, nas UBSs de Quixeré e Icapuí.

“O nosso intuito é prestar o melhor atendimento à população e diminuir os casos de doenças que elevam as hospitalizações. O Movimenta APS fortalece a atenção primária como ordenadora do cuidado e responsável pela continuidade do atendimento. Quando temos uma APS fortalecida, nós conseguimos garantir a todos os cearenses um atendimento integral, solucionando as demandas dos pacientes”, ressalta Vaudelice Mota, secretária executiva de Políticas Públicas da Sesa.

As visitas realizadas pela equipe servem para aperfeiçoar a qualidade do trabalho da APS com a construção de planos de ação. Entre os pontos avaliados pela Planificação estão a organização do atendimento a grupos prioritários, qualidade da estrutura física e cobertura vacinal por meio da busca ativa realizada por agentes de saúde do território.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Facó, explica que os municípios são autônomos para gerirem a assistência primária e a Secretaria Estadual atua no apoio técnico, educação permanente e subsídios para o desenvolvimento e qualificação da APS. “Nós coordenamos a política pública e o município a executa. Por meio da Planificação, estamos identificando os sistemas e processos de trabalhos que precisam ser aperfeiçoados”, relata.

O Ceará elegeu duas Unidades Formativas (UF) da Região Litoral Leste/Jaguaribe, nos municípios de Quixeré e Icapu. O objetivo é que, após a Planificação, as Unidades Formativas possam servir de modelo para a expansão do Movimenta APS no Ceará. As UFs são selecionadas para receberem visitas técnicas da equipe do Projeto com a intenção de identificar problemas e elaborar planos de ação para aprimorar o fluxo de funcionamento das unidades.

Além das atividades do grupo condutor do Projeto, são eleitos tutores municipais e regionais de cada Região de Saúde do Estado para avaliar a qualificação dos processos e proporcionar suporte às unidades. O projeto também conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias de Estado da Saúde (Conas), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Associação Umane e secretarias municipais de saúde.