Pacientes com transtornos mentais e profissionais da saúde participam de práticas integrativas para o cuidado da saúde mental

7 de dezembro de 2023 - 15:15 # # # #

Ascom HSM - Texto e Foto

O Tai Chi Chuan ajuda a combater dores, alivia o estresse e previne doenças físicas e mentais

O Núcleo de Atendimento a Paciente com Esquizofrenia (Nuesq) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou uma atividade diferenciada na unidade, na última terça-feira (5). Trata-se da arte milenar chinesa, Tai Chi Chuan, reconhecida também como uma forma de meditação em movimento, a prática envolveu pacientes e profissionais de saúde.

A atividade ocorreu no jardim do hospital e teve fins terapêuticos. A psicóloga que integra a equipe do Nuesq, no HSM, Andrea Senna, foi a responsável por organizar a atividade e explica que o Tai Chi Chuan trabalha no fortalecimento do autocuidado. “Reunimos pacientes e profissionais. Participamos juntos de uma prática integrativa que trouxe uma abordagem inovadora para todos nós, promovendo uma conexão entre corpo e mente”, ressalta.

O grupo foi orientado pelo educador físico e professor de Tai Chi Chuan, Marcelo Zen. Ele relata que são muitos os benefícios que a prática pode trazer para a saúde física e mental. “Já é comprovado cientificamente que são muitos os efeitos positivos do Tai Chi Chuan para o corpo e para mente. Os praticantes dessa arte milenar chinesa estão tendo melhor qualidade de vida com a diminuição de dores. Através dos movimentos lentos e repetitivos, alinhados a respiração, nossa mente é estimulada a entrar em harmonia com todo o corpo, o que reduz a ansiedade e aumenta a qualidade do sono e da memória. Já foi comprovado também que essa prática reduz a progressão de doenças como Parkinson e Alzheimer. Por isso, tantos profissionais da saúde estão aderindo ao Tai Chi Chuan como prática terapêutica”, esclarece o professor.

O coordenador do Serviço Ambulatorial do HSM, Wesley Soares Ramos, aprovou os exercícios. “Pela primeira vez participei dessa atividade e gostei muito. Senti que é possível, mesmo estando em um ambiente hospitalar, se conectar mais com a natureza, relaxar e aliviar as tensões”, destaca.

Opinião semelhante a apresentada pelo paciente Guilherme Kyron, 27. “Espero que tenha sempre essa atividade por aqui, ajuda muito no nosso tratamento. Foi possível relaxar, aliviar as tensões e ansiedade. Vou levar os ensinamentos para casa e praticar sempre que possível”, disse.