Porto Iracema das Artes recebe ball Ilê Kenga Night, com a presença de Pioneira Yagaga Kengaral e Mother Puma Legbara

7 de dezembro de 2023 - 14:04 # # #

Ascom Porto Iracema - Texto
Divulgação - Foto

A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe, nesta sexta-feira (8), às 18h30, no Pátio da Escola, a ball Ilê Kenga Night, com a presença de Pioneira Yagaga Kengaral e Mother Puma Legbara.

A host do evento é Legendary Dandara Kengaral, a chanter é Pioneira Yagaga Kengaral e as jurades são Legendary Joana Kengaral, Legendary Bilry Kengaral e Puma Legbara. Haverá ainda um momento com DJ, comandando por Legendary Claudety Avalanx. A filmagem é de Casley Kengaral e as auxiliares de produção são Angel Kengaral, Pandora Kengaral, Arã Kengaral e Prava 007.

As categorias da ball são: Beginners Performance, Hands Performance, Runway APT, Comentador vs Comentador e Performance APT (Male Figure, Não Binárie & Femme Queen).

Mother Puma Legbara é tutora do projeto Sorayas, em desenvolvimento na 11ª edição do Laboratório de Dança da Porto Iracema. As artistas Mãe Akwa Soraya, Ali Soraya e Lucy Soraya têm investigado e experienciado as nuances das transições estéticas, dançantes e identitárias da cultura ballrom, fortificando a permanência dos movimentos criados por e para pessoas dissidentes de raça e gênero.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes recebe ball Ilê Kenga Night, com a presença de Pioneira Yagaga Kengaral e Mother Puma Legbara
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: sexta-feira, 8 de dezembro
Horário: 18h30
Gratuito e aberto ao público