Projeto Maranguapinho recebe a instalação de gradis para proteção da Área de Preservação Permanente (APP) do rio

7 de dezembro de 2023 - 15:05 # # #

Ascom Secretaria das Cidades - Texto e Foto

O Projeto Maranguapinho, concebido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Governo Federal, tem como objetivo a recuperação sócio-ambiental do Rio Maranguapinho e melhorar as condições de vida das famílias que atualmente residem na faixa de alagamento em situação de risco, e nas áreas adjacentes ao rio, atuando nos municípios de Maranguape, Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.

Com um investimento superior a R$ 500 milhões, o projeto Maranguapinho é considerado a maior obra de intervenção urbana prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para o Estado do Ceará. Dividido em quatro grandes ações (barragem de controle de cheias, dragagem, habitação e urbanização), o projeto deve beneficiar cerca de 30 mil famílias.

Uma das ações realizadas para este fim é a instalação de mais de 26 km de gradis no seu entorno, para garantir a proteção da Área de Preservação Permanente (APP) do rio e evitar o acúmulo de lixo ao longo de suas margens. Além de determinar e proteger a área, os gradis evitam a entrada indesejada de animais, trazem mais segurança para a população e promovem a melhoria do meio ambiente.

Após a construção da Via Paisagística, foi iniciada a primeira etapa da instalação dos gradis no trecho I (Av. Mister Hull a Av. Senador Fernandes Távora), na margem direita e esquerda, e no trecho II (Av. Osório de Paiva a Av. Senador Fernandes Távora), na margem direita, já totalizando quase 7km de gradis instalados.

A obra do Gradil, que possui um investimento total de R$12.836.807,54, segue sendo executada e a Coordenadoria de Revitalização de Áreas Degradadas e Drenagem da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) – COREV da Secretaria das Cidades continua promovendo ações voltadas à limpeza do rio e campanhas de conscientização para a preservação do local. A equipe social do Projeto deverá promover a distribuição de cerca de 4.000 panfletos 100% biodegradáveis, produzidos com papel semente (de margaridas). A ação pretende sensibilizar a população local a não jogar lixo no entorno do rio e a fazer parte desse processo de forma positiva, plantando tais sementes.