SDA lança aplicativo para aproximar Projeto São José e beneficiários

7 de dezembro de 2023 - 14:42 # # # #

Ascom SDA - Texto e Foto

Com o objetivo de fortalecer a comunicação entre o Projeto São José (PSJ) e os seus respectivos beneficiários, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário lança um aplicativo de atendimento. A ferramenta está disponível na Apple Store e Google Play, e pode ser baixada de forma gratuita.

Para o coordenador do PSJ, Lafaete Almeida, a criação do app busca “aprimorar o engajamento da comunidade e a qualidade dos serviços prestados” pelo PSJ. “O aplicativo de atendimento que estamos implementando como parte do Projeto São José permitirá que usuários expressem suas preocupações, sugestões e possam dar retorno [feedback] de maneira ágil e eficaz”. Segundo ele, todos os atendimentos coletados por meio da ferramenta ajudarão a identificar desafios e problemas específicos enfrentados pelas comunidades atendidas pelo projeto. Isso permitirá uma ação mais direcionada para resolver questões locais, explica.

O app proporciona um espaço para elogios, reclamações, queixas, fiscalização e divulgação de atividades, e tem o intuito de identificar desafios, resolver problemas e garantir a satisfação dos beneficiários. Nele também é possível acompanhar as novidades realizadas pelo PSJ.

Como funciona o app

Após baixar o aplicativo, o manuseio da ferramenta é simples, frisa o assessor de T.I do PSJ, Luiz Edivam Jr. “O usuário ou usuária realiza um cadastro para ter acesso a plataforma. Após essa etapa, um e-mail é enviado, e ao acessar a plataforma, a pessoa pode realizar o que chamamos de ‘Atendimento’. Nesse ponto, o beneficiário pode relatar alguma reclamação, dúvida, elogio ou sugestão. Ao final, ele será notificado da resposta do seu atendimento, no próprio aplicativo. A ferramenta é desenvolvida em linguagem simples e tem um visual muito intuitivo”, pontua.

Todas as informações coletadas pelo aplicativo estarão disponíveis no Integra, sistema de acompanhamento de projetos do São José. Assim eles irão gerar indicadores de usabilidade e quais os perfis dos beneficiários e beneficiárias. Os dados serão disponibilizados no dashboard de acompanhamento do PSJ, informa Luiz Edivam Jr.

Qualidade dos serviços

A expectativa é que o aplicativo sirva como base para constante melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo Projeto São José. Aumentar a transparência é uma das prioridades do app, permitindo que os atendimentos sejam documentados e acompanhados.

“Acreditamos que, ao dar voz aos beneficiários e fornecer um meio eficaz para expressar preocupações e sugestões, estamos contribuindo para um Projeto São José mais responsivo, transparente e centrado no trabalho feito no meio rural de forma mais assertiva. Estamos ansiosos para ver os resultados positivos que essa iniciativa trará e para continuar trabalhando em estreita colaboração com os usuários, técnicos, Banco Mundial e instituições parceiras. E assim, alcançar nossos objetivos compartilhados de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários do Projeto São José”, projeta Luiz Edivam.