Vivência em terreirada, lançamento de livro e rodas de conversa são destaque no segundo dia do XV Encontro Mestres do Mundo

9 de dezembro de 2023 - 09:24 # # # # # #

Ascom Secult Ceará - Texto
Jeny Sousa - Fotos

De 7 a 10 de dezembro, Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo sedia este território de trocas e vivências com os guardiões e as guardiãs das sabedorias populares do Ceará

Após a emocionante abertura de sua programação, o XV Encontro Mestres do Mundo iniciou os trabalhos do segundo dia com uma intensa partilha entre público, convidados e participantes. A sexta-feira (8) uniu guardiões e guardiãs que generosamente dividiram suas vivências.

As atividades prosseguiram com aulas espetáculo, lançamento de livro voltado aos Tesouros Vivos, sessão de filme, seminário, rodas de conversa, apresentações musicais e uma inesquecível experiência a partir da Terreirada realizada no Terreiro do Mestre Aldenir, cratense referência na arte do reisado.

Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, esta edição celebra 20 anos da política dos Tesouros Vivos do Ceará.

Entre os dias 7 a 10 de dezembro, o Centro Cultural do Cariri, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), sedia uma rica programação gratuita, aberta ao público e com participação e intercâmbio de inúmeros mestres e mestras que salvaguardam a sabedoria de nosso estado.

Refletir o passado para construir o futuro. Um mergulho na política dos Tesouros Vivos, a partir de sua gênese, percursos e desafios. Dispondo destas coordenadas, chega às mãos da população a obra “Tesouros Vivos do Ceará: Palavras, princípios, políticas e (po)éticas”.

O livro, escrito pela professora, pesquisadora, ex-secretária de cultura do Ceará e ex-secretária nacional da economia criativa do Ministério da Cultura (MinC), Cláudia Leitão, perpassa toda a construção deste cuidado com o patrimônio imaterial. A publicação conta com ilustrações da artista plástica Ana Costalima.

Cuidar dos Tesouros Vivos

A ocasião do lançamento, especialmente organizada para o XV Encontros do Mundo, contou com a mediação de Américo Córdula, Gerente de Teatro do Centro Cultural do Cariri. A autora dividiu um retrospecto da articulação e efetivação dos Tesouros Vivos. Uma conquista que completa duas décadas de existência.

“Precisamos pensar nos próximos 20 anos. Há muita coisa a ser feita. Uma política, por natureza, por mais que seja formulada e seja uma política, digamos, interessante, ela precisa de monitoramento e precisa avançar em conhecimento”, destaca a estudiosa.

Dentre as possibilidades para os anos vindouros, Cláudia Leitão reforçou a importância da pesquisa acadêmica voltada aos mestres e às mestras, contudo, que estes esforços compreendam as necessidades e urgências destes cearenses, configurando uma real aproximação em torno de suas demandas.

“E temos aí uma responsabilidade, nós, enquanto sociedade civil, de contribuirmos com os governos para aperfeiçoar a política dos Tesouros Vivos”, compartilhou Cláudia Leitão, que após sua apreciação, foi aplaudida de pé pelo público.

O trabalho desenvolvido por Ana Costalima, composto por 12 desenhos de mestres e mestras da cultura, saiu das páginas do livro “Tesouros Vivos do Ceará: Palavras, princípios, políticas e (po)éticas” e ganhou mostra no Centro Cultural Cariri, que pode ser apreciada durante os dias de evento.

No terreiro de mestre Aldenir

Uma celebração inesquecível, daquelas somente proporcionadas pelo encontro com a sabedoria dos Tesouros Vivos. Mestre Aldenir, 90 anos de vida e baluarte à cultura do reisado, abriu as portas de sua casa para uma terreirada.

Além do Reisado de Congo Mestre Aldenir, participaram o Reisado Nossa Senhora Das Dores e Reisado São Damião (ambos de Juazeiro do Norte-CE) e a Banda Cabaçal São José (Missão Velha-CE). Uma profusão de alegria, ritmos, cores e generosidades preencheu os olhares de quem testemunhou este momento.

“Foi um milagre de Deus, porque não pode ter tido um terreirada melhor do que essa. Porque ficamos todos felizes, alegres, todo mundo satisfeito. É uma coisa que não sei lhe dizer como foi, Deus é quem pode abrir os olhos de tudim, as vistas para ver como foi uma coisa beleza, uma coisa linda”, compartilha o mestre.

Inúmeros participantes da comunidade abrilhantaram a terreirada. Crianças, jovens, idosos dançaram e ocuparam o terreiro de Mestre Aldenir. “Todo mundo brincando, alegre. Todo mundo saltando, batendo palma, uma das coisas mais bonitas que já vi na minha vida, durante estes 90 anos que já passei”, nos conta com cativante brilho no olhar.

“Mestre Aldenir, muito bem, muito obrigado. Eu vim brincar na sua casa com gosto e satisfação”, cantou e homenageou Mestre Damião, durante uma de suas apresentações durante a noite. E esta melodia continuou ecoando, reafirmando este mágico instante do XV Encontro Mestres do Mundo.

Roda de Saberes

A manhã foi de intercâmbios, transformações e consolidação de conhecimentos. Mestras e mestres puderam dividir suas experiências e percepções durante as primeiras sessões das “Rodas de Saberes”.

Para o público, uma oportunidade única de adentrar as práticas e histórias que estes cearenses constroem em suas comunidades, terreiros, oficinas, ateliês e museus vivos. Perguntas, partilhas e reflexões acerca destes fazeres acontecem tanto no Centro Cultural Cariri, como nos lugares de origem dos mestres e mestras.

Inaugurando as rodas, tivemos as sessões “Mãos: O saber e o fazer na ponta dos dedos” (Dias 8 e 9) e “Sagrado: Os ancestrais do presente” (Dias 8 e 9). Em seguida é vez dos temas “Corpo: o fazer brincante” (Dias 9 e 10) e “Sons: A reza na dança” (Dia 10).

A aula espetáculo “Brinquedos populares do Ceará: Reisado” encantou os presentes com a participação do Reisado da Família Ramos (Canindé-CE), Reisado Discípulos de Mestre Pedro (Juazeiro do Norte-CE), Reisado de Caretas de Potengi (Potengi-CE) e Reisado da Comunidade de São Joaquim (Senador Pompeu-CE).

Mais destaques do segundo dia

O momento de discussão acerca da política dos Tesouros Vivos também é ponto crucial. Destaque à realização da segunda mesa do Seminário Interdisciplinar de Patrimônio Imaterial: 20 anos de Futuro.

Com mediação de Mestra Carla Mara (Fortaleza-CE), o debate “AQUI – Um Ceará de Mestres e Tesouros” teve as participações de Mestra Lúcia Guerreiro (Juazeiro do Norte-CE); Emmanuel Bastos (Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória – Copam); Poliana Santos (Comissão Cearense de Folclore) e Rodrigo Vieira (Universidade Federal Rural do Semi Árido).

A sexta-feira ainda trouxe a aula espetáculo “Brinquedos Populares do Ceará: Dramas e Pastoril”, com participação de Mestra Ana Maria (Dramas – Tianguá-CE) e Mestra Dylla Costa (Grupo de Pastoril Nossa Senhora de Fátima/Maracanaú-CE). Duas ações realizadas pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) despertaram o debate a partir da “Reunião entre Tesouros Vivos”, abordando os eixos “Pessoas naturais” e “Grupos e Coletividades”.

E teve sessão de audiovisual onde mestres e mestras foram protagonistas em tela. Realizada pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa de Antônio Conselheiro, a Websérie “Seres Ancestrais” foi exibida a partir de dois episódios com duração média de 20 minutos cada. Conhecemos as histórias de Mestre Palhaço Pimenta, Mestra Dona Dina, Mestra Dona Zilda, Mestre Pádua de Queiroz, Mestre Zé Carneiro, Mestre Rainha Almeida, Mestre Klévisson Viana, Mestra Carla Mara, Mestre Chico Emília, Mestre Cosmo Ramos, Mestre João André, Mestra Lourdes e Mestre Lula.

O perfume advindo das panelas dominou a Cozinha Rita e Zenilda (Estande Mercado AlimentaCE). Duas aulas-show trouxeram sabores únicos da culinária cearense. “De comer a Chapada – Pequizada com Legumes” recebeu o chef Joaquim Alencar. Em seguida foi a vez de “Doce Espécie”, com Dona Iara Duarte (doceira do Crato).

Com o cair da noite, o Centro Cultural Cariri se preparou para os concertos musicais. Às 21h aconteceu a Rabecas do Terreiro, com Jean Alex, Evânio Soares, DiFreitas, Fabiano de Cristo e Sidália Maria. Para concluir a segunda noite de evento, o pernambucano Siba trouxe toda sua arte sonora para o palco do XV Encontro Mestres do Mundo.