Samu 192 Ceará recebeu mais de 13 mil trotes em 2023

10 de dezembro de 2023 - 09:08 # # # #

Fátima Holanda - Ascom do Samu Ceará - Texto
Iza Machado - Imagem

As Centrais de Regulação das Urgências (CRUs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará ainda recebem trotes. As falsas ocorrências, entre janeiro e novembro de 2023, somam 13.636 casos, de um total de 332.966 chamadas recebidas.

Passar trote pode causar problemas irreparáveis. Para o médico Luciano Quental, diretor técnico do Samu 192, a conscientização sobre a gravidade desse comportamento é fundamental para preservar a integridade do serviço. “Toda população deve estar ciente de que o trote pode provocar o deslocamento de uma ambulância para atender uma falsa ocorrência e que traz um prejuízo enorme a um paciente que realmente esteja precisando do atendimento”, declara Quental.

O médico Luciano Quental lembra que é fundamental tratar o serviço do Samu 192 com respeito e usá-lo apenas em emergências reais. “Os trotes comprometem a eficiência do atendimento a emergências reais, colocando em risco a vida de quem realmente precisa de ajuda imediata”, frisa Luciano.

Os profissionais do Samu 192 Ceará, responsáveis pelo atendimento, são treinados também para identificar as chamadas falsas. Mas, de acordo com a técnica auxiliar de regulação médica (TARM) da CRU do Eusébio, Renata Soares, há situações “frustrantes”, em que o trote é tão bem desenvolvido que gera deslocamento da ambulância para o local informado. Somente no local designado, os profissionais confirmam que a ocorrência era falsa. “Infelizmente, existem essas pessoas (que realizam trote) brincam com coisa séria”, enfatiza.

Samu Ceará

O Samu Ceará cobre 100% dos municípios do Estado, exceto Fortaleza, onde a atividade é municipalizada. Atualmente, o serviço estadual conta com três Centrais de Regulação das Urgências (CRU): a CRU Eusébio, regulando as Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central; a CRU Juazeiro do Norte, que regula a Região de Saúde do Cariri; e a CRU Sobral, atendendo à Região de Saúde de Sobral.

Quando o Samu recebe a ligação pelo 192, um médico regulador faz o diagnóstico da ocorrência e inicia o atendimento. É ele quem orienta o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações a serem tomadas – como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização das vítimas, a depender da gravidade do caso.

O Serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, com equipes multiprofissionais de saúde, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.