Saúde do Ceará realiza Dia D para atualização de esquema vacinal no Vapt Vupt Papicu e em salas de vacinação de outras 140 cidades

10 de dezembro de 2023 - 17:21 # # #

Kelly Garcia - Ascom Sesa - Texto
Kelly Garcia e Helga Rackel - Ascom Sesa - Fotos

A Saúde do Ceará realizou, neste sábado (9), o Dia D de vacinação referente à campanha que busca intensificar a aplicação de doses de rotina e covid-19 em todo o Estado. Na capital, no Vapt Vupt Papicu, a movimentação começou cedo, com pessoas de diversas idades em busca das doses de proteção. Entre elas, as amigas Letícia e Lara, de três e dois anos, respectivamente, que, apesar de terem se encontrado por acaso, de mãos dadas, tiveram na presença uma da outra a motivação para receber as doses corajosamente.

Mesmo após aplicação das doses, amigas permaneceram de mãos dadas

Nathália Cavalcante, mãe da Letícia, e Christielle Barroso, mães da Lara, programaram-se para trazer as filhas, pois sabem da importância da vacinação para a saúde . “Agora, é aproveitar o dia protegida e com a missão cumprida”, destacou a administradora Nathália Cavalcante, que, de lá, seguiu para se divertir com a filha no shopping.

Covid-19

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, esteve no Vapt Vupt Papicu para acompanhar a vacinação e destacou a importância das proteções proporcionadas pelos imunizantes, principalmente contra a covid-19. “Diante desse aumento de casos de covid-19, queremos destacar que, por meio da vacina, podemos nos proteger das complicações da doença e, principalmente dos óbitos”.

Sobre a vacinação das crianças, a titular da Saúde do Ceará ressaltou a segurança dos imunizantes. “É extremamente importante destacar que as vacinas pediátricas da covid-19 causam as reações de qualquer outro imunizante e algumas crianças sequer as apresentam. Por isso, tragam os seus filhos para se vacinar porque é a única forma de se proteger contra a doença causada pelo vírus. A vacina é segura, sim”.

A vacinação, no Vapt Vupt Papicu, também contou com a presença do Zé Gotinha, que fez bastante sucesso com crianças e adultos.

Reforço da bivalente

Desde a última terça-feira (5), a segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 passou a ser recomendada para pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos com mais de 12 anos de idade que tenham se vacinado há mais de seis meses. A orientação consta na nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde (MS) e já se tornou disponível durante a campanha de intensificação em todo o Ceará.

Ciente da informação, a corretora de imóveis, Ana Cunha, 65 , compareceu para tomar o reforço da bivalente. Para ela, uma boa alimentação, exercícios e estar sempre com as vacinas atualizadas contribuem para se manter saudável. “A vacina sempre nos protegeu, desde a infância. Por que temer se até bebês são vacinados? Não tenho dúvida nenhuma da segurança das vacinas”, disse.

Assim como Edson, todos os idosos e imunocomprometidos que receberam a bivalente há mais de seis meses, podem tomar a dose de reforço

O aposentado Edson Câmara, 67, também preferiu iniciar o sábado tomando a dose de reforço da bivalente. “Como eu sou diabético, tenho que estar sempre me protegendo. Acho muito importante se vacinar”, afirma. Tanto Ana, quanto Edson, tomaram a bivalente pela primeira vez há mais de seis meses, o que lhes permitiu receber o reforço novamente.

A imunização contra a covid-19 é indicada a partir dos seis meses de vida. A bivalente pode ser aplicada em pessoas que se vacinaram há, pelo menos, quatro meses com, no mínimo, duas doses da vacina monovalente. Vale ressaltar que a primeira dose da bivalente, durante a campanha, também está sendo aplicada em adolescentes a partir de 12 anos, seguindo o protocolo do Governo do Estado.

Campanha e Dia D

Além do Vapt Vupt Papicu, outros 16 postos de saúde em Fortaleza e unidades de saúde em outras 140 cidades seguiram em pleno funcionamento, nos turnos da manhã e da tarde, para atender ao público do Dia D. Cada município adotou estratégias próprias de mobilização seguindo o microplanejamento e realidade local.

No próximo sábado (16), outros 36 municípios estarão mobilizados para garantir que o maior número possível de pessoas recebam as doses de imunizantes.

O objetivo da campanha é analisar e atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, além de reforçar a imunização contra a covid-19. Para isso, as salas de vacinação estão ativas em todo o território estadual nas duas semanas de campanha, que segue até 16 de dezembro.