Escola de Artes e Ofícios recebe exposições e obras de arte restauradas

11 de dezembro de 2023 - 16:29 # # # #

Paulo Marcelo - Ascom AEOTPS - Texto
Divulgação - Foto

Mestre da Cultura João Pedro de Juazeiro será homenageado em exposição de bordado, evento celebra o aniversário da EAOTPS

Como parte das comemorações dos 21 anos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), será lançada, nesta sexta-feira (15), às 17h, a segunda edição da Mostra Fazendo Artes, Aprendendo Ofícios. O evento é uma culminância de cursos e projetos realizados pelo equipamento.

Entre as atividades previstas está o lançamento da exposição “Lida, fé e festa”, uma homenagem ao Mestre da Cultura e xilógrafo João Pedro de Juazeiro, que mescla as técnicas do bordado com as obras em xilogravura do artista impressas em painéis de tecidos. A exposição, com curadoria da bordadeira Iara Reis, é o resultado final do Curso de Iniciação ao Bordado da EAOTPS.

Também serão lançadas as exposições “Artes em Gravuras” e “Artes em Prataria”, com obras produzidas pelos(as) alunos(as) do Curso de Iniciação em Gravura Integrada, coordenado pelo artista gravurista Gerson Ipirajá, e do Curso de Prataria Artesanal, coordenado pelo artista e designer de joias Antonio Rabelo, de Quixeramobim/CE.

Serão ainda apresentadas obras de arte do acervo do Sistema SESC/SENAC/FECOMÉRCIO – de autoria de artistas consagrados, entre eles Chico da Silva, Descartes Gadelha, Mino e Vando Figueiredo – e de uma tela de 1908 do acervo do Memorial da Polícia Militar assinada pelo artista plástico Gerson Faria (1889-1943) que retrata o brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (1837-1885). Todas essas obras foram restauradas pelos alunos dos cursos de conservação e restauração da EAOTPS. Ainda no campo da conservação e restauro, serão exibidos vídeos sobre as atividades práticas dos alunos(as) dos cursos de restauração da Escola nas paredes do Complexo Cultural Estação das Artes e no acervo do Instituto de História e Geografia do Ceará.

Por fim, será lançada uma exposição fotográfica, assinada por Jeny Sousa, sobre o Projeto Patrimônio Para Todos, iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) que visa sensibilizar a juventude de Fortaleza sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural presente na cidade.

Para Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS, a Mostra é uma forma de celebrar a trajetória de 21 anos da Escola, comemorado no dia 18/12, e também de promover a arte e a valorização do patrimônio e dos ofícios tradicionais. “É sempre uma alegria ver o resultado dos cursos e os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos(as) nossos(as) alunos(as) que são os grandes protagonistas da Escola”, ressalta.

Serviço

Lançamento da II Mostra Fazendo Arte, Aprendendo Ofícios
Data: 15/12, às 17h. As exposições permanecerão abertas ao público durante o mês de dezembro, com visitações de segunda à sexta, das 14h às 16h30.
Local: Sede da EAOTPS – Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga, Fortaleza/CE

Programação

Exposição Bordado “Lida, fé e festa.”- Exposição em homenagem ao Mestre da Cultura João Pedro de Juazeiro, que mescla as técnicas do bordado e da xilogravura, produzida por alunos do curso de bordado da EAOTPS, com curadoria da bordadeira Iara Reis.

Exposição Artes em gravura – Exposição de gravuras produzidas por alunos do Curso de Iniciação em Gravura de forma integrada da EAOTPS, com curadoria do artista gravurista Gerson Ipirajá.

Exposição Artes em prataria – Exposição de joias confeccionadas por alunos do Curso de iniciação ao segmento da Prataria artesanal da EAOTPS, coordenado pelo artista Antônio Rabelo.

Exposição Telas Acervo Fecomércio – Exposição de telas do acervo do Sistema FECOMÉRCIO de autoria de artistas consagrados, entre eles Chico da Silva, Descartes Gadelha, Mino e Vando Figueiredo. As obras passaram por um processo de restauro feito pelos alunos da EAOTPS e coordenado pela restauradora Carolina Alves.

Exposição Tela Brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira, assinada por Gerson Faria – Exposição de tela datada de 1908, assinada pelo artista plástico Gerson Faria (1889-1943) e restaurada pelos alunos da EAOTPS. A obra pertence ao Memorial da Polícia Militar. O curso foi coordenado por Carolina Alves e o restauro foi supervisionado por Antônio Vieira.

Exposição restauros – Complexo Estação das Artes e Instituto do Ceará: vídeos sobre as atividades práticas feitas pelos alunos(as) dos cursos de conservação e restauro da EAOTPS nas paredes do Complexo Cultural Estação das Artes e no acervo do Instituto de História e Geografia do Ceará.

Exposição Patrimônio para todos: Uma aventura através das memórias – exposição fotográfica, assinada por Jeny Sousa, sobre o Projeto Patrimônio para Todos, iniciativa da EAOTPS que visa sensibilizar a juventude de Fortaleza sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural presente na cidade. Projeto coordenado por Hannah Mariah.