HGF realiza 14ª edição do Encontro de Famílias Doadoras de Órgãos e Tecidos

11 de dezembro de 2023 - 15:42 # # #

Suzana Mont’Alverne - Ascom HGF - Texto
Felipe Martins - Arte gráfica e foto

Um alento àqueles que, em um momento de tristeza e fragilidade, decidiram pela doação de órgãos. É esse o objetivo do 14º Encontro de Famílias Doadoras de Órgãos e Tecidos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O evento, que acontece no próximo dia 15 de dezembro, é iniciativa do Banco de Olhos do equipamento que integra a rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HGF, Márcia Vitorino destaca que os encontros trazem conforto às famílias. “A dor de perder alguém é inestimável e as famílias que, mesmo na fragilidade, autorizam a doação, merecem essa homenagem. É uma forma nossa de agradecer. Eles doam vida e esperança a outras pessoas”, afirma a enfermeira.

Foram convidadas famílias que autorizaram a doação de órgãos de parentes falecidos no HGF entre agosto de 2022 e julho deste ano. A programação do evento conta com a palestra O Luto de Cada Um, ministrada por Olívia Barros Nogueira, psicóloga do hospital, e com apresentação da cantora Márcia Matias, paciente transplantada do HGF.

O encontro abre, também, espaço para depoimentos voluntários de famílias doadoras e de receptores. “A partilha traz conforto e também a sensação de pertencimento, já que naquele espaço, todos estão passando pela mesma dor”, pontua Vitorino. O evento tem apoio dos centros transplantadores de córneas.

Para a coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET) da Sesa, Eliana Régia Barbosa de Almeida, é primordial demonstrar gratidão às famílias doadoras. “É um momento que podemos agradecer a essas pessoas que, mesmo em situação de extrema dor, pensaram na dor do outro e disseram sim à doação. Gratidão é o nome que melhor expressa nosso sentimento”, enfatiza.

Banco de Olhos do HGF

O HGF mantém o único banco de olhos público do Ceará. O serviço atua na captação, preservação e distribuição de córneas para centros transplantadores do Ceará e até de estados vizinhos. De janeiro a novembro deste ano, foram 338 córneas recebidas pelo Banco de Olhos para análise e distribuição.

O Banco de Olhos do HGF atua de acordo com as normas do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, e garante todos os padrões técnicos e de qualidade que a complexidade dos procedimentos requer.

Com funcionamento 24h, Banco de Olhos do HGF garante fila zero para transplante de córneas no Ceará

Todas as córneas recebidas no Banco de Olhos passam por um processo de preparo e preservação em uma solução específica de antibióticos e nutrientes que mantêm os tecidos vivos e aptos para a doação por até 14 dias.

As córneas são submetidas a exames sorológicos para descartar possíveis doenças infectocontagiosas e por uma análise biomicroscópica, que avalia diversos aspectos. Após a avaliação, os órgãos são armazenados em câmaras frias onde ficam submetidas a uma temperatura de 4° C até a data da cirurgia do transplante.

Qualquer pessoa com mais de dois e menos de 70 anos de idade pode ser um doador de córneas. A doação pode ser realizada até seis horas após o óbito, caso o doador não esteja em unidade hospitalar. Em unidades hospitalares, a doação pode ser feita em até 12 horas após o óbito.

Hoje, o estado do Ceará mantém fila zero para transplante de córnea.

O Banco de Olhos do HGF funciona 24 horas.
Mais informações: (85) 3101-7088.