Alunos da rede pública estadual participam de visita técnica ao HRC

13 de dezembro de 2023 - 16:33 # # #

Cícero Dantas - Ascom HRC - Texto e foto

Antes da visita, aluno foram divididos em grupo e orientados sobre segurança do paciente e profissionais

Os profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), receberam uma visita especial nesta semana. Cerca de 40 estudantes do curso de Técnico em Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Médici, de Campos Sales, que sonham em atuar na área da saúde, foram conhecer um pouco do cotidiano dos intensivistas.

De acordo com a coordenadora do Centro de Estudos do HRC, Anna Philomena de Alencar Brito, as visitas técnicas possibilitam aos futuros profissionais conhecer um pouco sobre o trabalho realizado pela unidade na região do Cariri. “É importante que esses estudantes saibam do papel do HRC, enquanto instituição pública de saúde, na nossa região. E, também, como campo de prática, contribuindo com a formação de novos profissionais”, disse.

Residência

Além da recente visita dos estudantes, desde 2013, o HRC recebe profissionais selecionados pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) para residência em cinco especialidades médicas: Radiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência. A Residência Multiprofissional foi implantada em 2020, e a oferta é em Neurologia e Neurocirurgia.

Em 10 anos, o HRC já formou mais de 110 profissionais, garantindo assim, acesso a população do interior do Estado a uma assistência qualificada e especializada.

Projeto

Em um projeto piloto, o Centro de Estudos da unidade, com o apoio da Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia, tem realizado visitas às Escolas Estaduais de Educação Profissional da região, como a Governador Virgílio Távora, no Crato, e a Aderson Borges de Carvalho, em Juazeiro do Norte. O objetivo é levar a informação de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), onde o HRC é referência de atendimento no Cariri, para que os jovens, além de adquirirem conhecimento, possam ser disseminadores da informação para a sociedade.

“Esse momento é muito gratificante. Compartilhar o conhecimento e os serviços que a nossa unidade oferta para o contexto externo. É uma oportunidade para contribuir com a sociedade e, principalmente, mostrar qual o caminho a seguir para que a população tenha acesso a esses atendimentos aqui [HRC] prestados”, disse Anna Philomena.