Adutora definitiva do açude Fogareiro levará mais segurança hídrica a Quixeramobim

14 de dezembro de 2023 - 16:04 # # # #

Ascom Cogerh - Texto e Fotos

Sistema adutor deixará de ser emergencial e levará água do açude Fogareiro à ETA de Quixeramobim; Ação faz parte do planejamento previsto para mitigar os efeitos do El Niño no Ceará

Dirigentes da Companhia de Gestão dos Recursos (Cogerh) e da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), realizaram uma visita ao açude Fogareiro, em Quixeramobim. O Presidente da Cogerh, Yuri Castro, o Superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, e o Gerente Regional da Cogerh, Luis César, estiveram no local para fazer um levantamento visando iniciar projeto da construção da adutora definitiva do açude Fogareiro, cujo sistema irá ofertar água para Quixeramobim, representando mais segurança hídrica na região, especialmente em tempos de estiagem.

A ação faz parte do planejamento previsto para mitigar os efeitos do El Niño no Ceará, elaborado em conjunto com outros entes do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará.

A construção do sistema adutor representará mais uma alternativa de segurança hídrica para a cidade de Quixeramobim, como explica o presidente da Cogerh, Yuri Castro. “Em conjunto com a SRH, Funceme, Sohidra e demais órgãos, estamos elaborando um plano para mitigar os efeitos do El Niño, que já está posto, e um dos nossos objetivos é de trazer mais uma garantia de oferta de água à Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará”.

Embora a região já possua projeto definitivo de rede de adutoras, por meio do Malha d’Água, o Sistema Fogareiro Quixeramobim será outra alternativa, com a construção de adutora permanente. Isto porque já existe uma adutora de montagem rápida no local, resultado de manobra já realizada outras vezes pela Cogerh em tempos de maior estiagem na região.

“Um dos nossos objetivos é tornar essa adutora uma realidade, vamos torná- la definitiva. Além disso, já existe o plano definitivo para Quixeramobim, que é o projeto da adutora do Malha D’água, que está vindo do açude Banabuiú, financiado com recursos do Banco Mundial”, frisou Yuri.

O superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, frisou a importância da ação para o plano de contingência visando mitigar os efeitos do El Niño. “Fizemos parte do levantamento para construção da adutora definitiva e o projeto já está sendo incorporado ao planejamento de 2024”, reforçou.