Após receber mais de 53 mil visitantes, Cidade Mais Infância abre visitação às quartas-feiras durante as férias

14 de dezembro de 2023 - 14:46 # # #

Ascom Cidade Mais Infância - Texto
Hiane Braun/Casa Civil e Beatriz Souza/span> - Fotos

Consolidando o funcionamento pleno de suas atividades, a Cidade Mais Infância, equipamento do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), ultrapassou a marca de 53 mil visitas só este ano (53.194 ao todo), arrecadando mais de 66 mil quilos de alimentos. Para celebrar esse número e marcar as férias escolares, as visitações à Cidade Mais Infância, que acontecem normalmente de quinta a domingo, serão ampliadas para as quartas-feiras. A novidade foi anunciada pela secretária da Proteção Social, Onélia Santana, durante a divulgação do balanço das principais ações e avanços das operações realizadas no equipamento, em 2023, no Centro de Eventos do Ceará. Ela esteve acompanhada da primeira-dama do Estado, Lia Freitas, assim como outras autoridades presentes, deputados, vereadores e demais secretários de Estado.

“Já recebemos visitas de prefeitos, de São Paulo e de outros Estados; visitas de outros países também, como do Canadá. É uma demanda tão grande e, inclusive, dezembro está com os agendamentos cheios, e uma parte de janeiro também. Por isso, vamos abrir a quarta-feira também para visitações”, disse a secretária da Proteção Social, Onélia Santana.

Atendimentos

Na primeira semana de dezembro, por exemplo, que deu início à programação natalina, 10 instituições foram atendidas, nos municípios de Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Caucaia e Paraipaba. Apenas nas últimas três semanas, a Cidade Mais Infância, que conta com 149 colaboradores, recebeu 2.728 visitantes, com arrecadação de quase 3,5 toneladas de alimentos. Desde o início das operações da Cidade Mais Infância, 66 toneladas de alimentos foram arrecadadas, beneficiando 205 instituições.

Em todo o período de operação assistida, foram atendidas 216 instituições, sendo 95 escolas públicas, além de 35 projetos sociais, associações privadas e sem fins lucrativos, CRAS, escolas particulares e outros. Além de Fortaleza, grupos de crianças de outros 20 municípios visitaram a Cidade Mais Infância, que tiveram a oportunidade de conhecer os 26 espaços do equipamento e participar de 43 atividades desenvolvidas. Ao todo, foram 53.194 visitantes, no ano, dos quais 27.480 são crianças de 0 a 12 anos – cuja maior participação está na faixa etária de 4 a 6 anos (9.527 visitantes) – e 27.714 adultos.

Inclusão

É na Cidade Mais Infância que a criança tem a liberdade de escolher e vivenciar o que sonha em ser no futuro, como explica Onélia Santana. “Na Cidade mais Infância, a criança incorpora um personagem. Ela pode ser um professor, veste-se como um professor, e torna aquele personagem um professor. Ela pode ser um policial, pode ser um bombeiro, um chef de cozinha. Ela pode trabalhar no museu, no Detran. São várias atividades desenvolvidas aqui, além da ludicidade, com profissionais qualificados, pedagogos e psicólogos. Aqui, realmente, é um espaço pensado para o desenvolvimento das nossas crianças”, disse a secretária da Proteção Social.

Estrutura

O equipamento dispõe de uma grande estrutura para assegurar o conforto e bem-estar de seus visitantes e colaboradores, como 176 câmeras de segurança, vigilância e segurança 24 horas, bombeiros e ambulatório médico – que conta com serviço de área protegida com ambulância básica e UTI móvel, de segunda a segunda, além do suporte de um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um socorrista. Além de toda essa estrutura, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) ganhou um espaço dentro da Cidade Mais Infância. A ideia é incluir as crianças no exercício da cidadania, dando a elas a oportunidade de conhecer um pouco o processo eleitoral do País, saber de perto como funciona o voto eletrônico, entre outros.

“Aqui, nós temos vários parceiros e na Cidade Mais Infâncias têm uma junção de esforços, como da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias da Educação, Proteção Social, Esporte, Cultura, parceria com o SESC. Então, são várias mãos e esforços para que, de fato, a Cidade Mais Infância aconteça”, ressaltou a coordenadora-geral da Cidade Mais Infância, Patrícia Rinaldi.

Cidade Mais Infância

A Cidade Mais Infância é um equipamento do Governo do Ceará coordenado pela Secretaria da Proteção Social. O espaço é um parque coberto que reproduz uma cidade onde a criança é a protagonista. A Cidade funciona no Centro de Eventos do Ceará, de quinta a domingo, das 13h às 18h. Para visitar, é preciso agendar no site: www.cidademaisinfancia.sps.ce.gov.br.