Gestores da Cogerh e consultores do Banco Mundial realizam inspeção na barragem Jaburu I, em Ubajara

14 de dezembro de 2023 - 16:13 # # # # #

Ascom Cogerh - Texto e Foto

Durante esta semana, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) promoveu uma inspeção técnica na barragem Jaburu I, localizada em Ubajara, na Serra da Ibiapaba. O momento contou com a participação de gestores de segurança de barragens e consultores do Banco Mundial especializados no tema e teve como objetivo levantar dados essenciais da barragem para uma posterior aplicação da metodologia de “Análise de Modo de Falha Potencial”, instrumento utilizado na gestão de segurança de barragens.

A iniciativa é uma ação do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) por meio do Programa Japão-Banco Mundial para Integração da Gestão de Risco de Desastres em Países em Desenvolvimento. O objetivo é realizar posteriormente uma oficina para aplicação da metodologia de Análise de Modo de Falha Potencial, desta vez direcionado à Barragem Jaburu I.

Durante a visita, os gestores puderam verificar as condições atuais do açude, e discutir sobre os possíveis modos de falha que estão associados à barragem. O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, destacou que a ação conjunta com o Banco Mundial representa um avanço significativo no fortalecimento da política de segurança de barragens da Cogerh e na gestão de Recursos Hídricos do Ceará.

A gerente de Segurança e Infraestrutura da Cogerh, Itamara Taveira, frisou a parceria com o Banco e ressaltou a escolha do Açude Jaburu I, o mais estratégico da região.“Mais uma vez a Cogerh, em parceria com Banco Mundial, irá realizar uma Oficina de Análise de Modo de Falha para uma de suas barragens. Desta vez, a barragem Jaburu I foi escolhida, porque a estrutura possui uma condição especial para gestão de segurança” explicou.

A intenção é realizar a oficina não apenas para os órgãos de gestão dos recursos hídricos, mas também para as equipes responsáveis pela segurança de reservatórios, promovendo a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos sobre segurança de barragens, com ênfase na barragem do Jaburu I. A equipe que participará da oficina está relacionada à gestão de segurança de barragens, incluindo defesa civil.

Além disso, o Jaburu I encontra-se em fase de implementação do seu Plano de Ação de Emergência (PAE), sendo esta implementação realizada também em parceria com Banco Mundial.

Saiba mais

Anteriormente, a Cogerh já havia realizado duas aplicações da metodologia de Análise de Modo de Falha Potencial (PFMA), nos quais foram analisadas as barragens Sítios Novos, em Caucaia, e do Germinal, em Palmácia.