Íris coopera com primeiro edital do Inmetro com aplicação das técnicas de linguagem simples, direito visual e design editorial

14 de dezembro de 2023 - 16:35 # # # # #

Ascom Iris - Texto

O documento simplificado pretende atrair empresas de base tecnológica para se instalarem no campus de laboratórios de Xerém

Em mais uma de suas ações, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará contribui para expandir a inovação no setor público, dessa vez em parceria com o InovInmetro – Laboratório de Inovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que lançou seu primeiro edital com aplicação das técnicas de linguagem simples, direito visual e design editorial. A versão simplificada do documento “Chamada pública de empresas para fazer parte do Ecossistema de Inovação do Inmetro” pretende atrair mais empresas de base tecnológica para se instalarem no campus de laboratórios de Xerém, em Duque de Caxias, e desenvolverem projetos de pesquisa em parceria com a área de Metrologia Científica. O Íris e o Inmetro firmaram um acordo de cooperação para realizar esse trabalho.

A aplicação de linguagem simples e direito visual faz parte de um movimento de inovação em Governo que pretende tornar a administração pública mais próxima das cidadãs e dos cidadãos. A linguagem simples é, ao mesmo tempo, uma causa social e uma técnica de comunicação. Ela permite elaborar textos e documentos fáceis de ler e possibilita a qualquer pessoa localizar com rapidez a informação de que precisa, entendê-la e usá-la. Já o direito visual prevê o uso de recursos como figuras, gráficos e infográficos para permitir uma comunicação mais empática.

O Inmetro, inspirado no trabalho do Íris, tem se mobilizado por meio de seu Programa de Linguagem Simples. O edital simplificado, em parceria com o Íris, é mais uma iniciativa do Instituto nesta jornada. Ele tem estrutura textual simples e dinâmica, o conteúdo da versão simplificada está organizado por perguntas orientativas, que guiam a leitura e ajudam as empresas a conhecer as regras do processo seletivo e descobrir como se inscrever para ocupar salas em um prédio compartilhado no campus do Inmetro. O contrato previsto no edital também foi todo elaborado seguindo as diretrizes de linguagem simples.

A jornada de reformulação do edital envolveu equipes da Divisão de Inovação Tecnológica e da Divisão de Comunicação Social, além da Procuradoria Federal Especializada do Instituto, que acompanhou de perto toda a transformação. O processo contou, ainda, com apoio do Instituto de Metrologia da Alemanha, Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB).

A agente de Inovação e Linguagem no Íris, Mônica Saraiva, relata sobre o processo fruto da parceria. “Antes de chegarmos ao edital, o Íris fez uma palestra de sensibilização e depois realizou oficinas para exercitar as técnicas de linguagem simples e direito visual junto à equipe do Inmetro. Quando nos reunimos para simplificar o edital, em três dias a equipe apresentou uma nova versão! Foi um trabalho incrível e rápido, pois o time estava engajado e acreditando no potencial do uso da linguagem simples. Estamos muito felizes com o resultado!”, finaliza.

O Inmetro também criou um vídeo curto explicativo sobre o edital, com tradução em libras, para tornar seu conteúdo ainda mais acessível, que está disponível no link.