Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea: Hemoce incentiva população a realizar cadastro

14 de dezembro de 2023 - 14:28 # # #

Ismael Azevedo - Ascom Hemoce - Texto e foto

O cadastro é concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (5ml)

Entre os dias 14 a 21 de dezembro, acontece a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, instituída pela Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009. Também conhecida como “Lei Pietro”, esta lei tem como objetivo promover o esclarecimento e a conscientização sobre a doação e o transplante de medula. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), durante a Semana, realiza campanha de incentivo a população para cadastro de medula óssea.

Cadastrada há dois anos, em 2023 uma professora de 30 anos, cujo o nome não será identificado devido ao sigilo e confidencialidade de informações de receptores e doadores do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), foi a convocada pelo Redome para realizar a coleta de medula óssea. A jovem de 30 anos, relata a satisfação e a surpresa que foi o chamado durante o seu expediente de trabalho.

“Quando recebi a convocação foi um misto de emoções. Por coincidência, no mês passado estava olhando o aplicativo do Redome para ver se tinha alguma atualização. Fiquei feliz por saber que poderei ajudar alguém e ao mesmo tempo com medo, pois tenho um receio enorme com agulhas, porém, a vontade de ajudar é maior. Relatei aos meus colegas de trabalho sobre a convocação e todos me parabenizaram e ficaram felizes pela iniciativa, por poder salvar a vida de alguém. Hoje, mais do que nunca, precisamos pensar no próximo”, finaliza.

Até o momento, cerca de 231.000 cadastros de doadores voluntários foram realizados pelo hemocentro cearense. Além do cadastro, o Hemoce também é responsável pela coleta de medula óssea e apoio aos transplantes. Em 2023, foram realizadas 14 coletas para transplantar pacientes que necessitavam de uma nova medula. Entre esses transplantes, sete foram nacionais e sete internacionais.

A Semana Nacional de Medula Óssea, além do convite a fazer parte do banco do registro de doadores, é também uma oportunidade para conscientizar o doador cadastrado de que é preciso atualizar seu cadastro. Informando sobre qualquer alteração nos dados fornecidos, como telefone, endereço, e-mail, entre outros dados.

Nesta semana, o Hemoce estará com posto itinerante em Fortaleza, no bairro Messejana, e também na região metropolitana, nas cidades de Caucaia, Eusébio e Redenção. O endereço completo pode ser conferido clicando aqui.

Critérios para se cadastrar como doador de medula óssea:

– Ter entre 18 e 35 anos;
– Não ter tido câncer;
– Apresentar documento de identidade.

O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (5ml).

O cadastro é único, só é preciso mantê-lo atualizado. Ligue para o Núcleo de Medula do Hemoce (85) – 32080888 ou envie um e-mail para nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br e informe que deseja atualizar seu cadastro.