Vale Gás Social: Governo do Ceará entrega 209 mil tíquetes para prefeitos dos 184 municípios cearenses

14 de dezembro de 2023 - 15:10 # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - Fotos

“Nós recebemos, hoje, 756 tíquetes do Vale Gás, que vão ajudar as famílias mais vulneráveis de Caririaçu. Estamos falando de pessoas que usavam carvão e lenha para fazer fogo porque não tinham recursos e agora podem contar com esse benefício do Governo do Estado, que tem uma grande importância para o nosso município”, ressaltou o prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite, durante a entrega do terceiro lote do Vale Gás Social, na manhã desta quinta-feira (14), na sede da Secretaria da Proteção Social (SPS).

Jade Romero, vice-governadora do Ceará, destacou que o Vale Gás Social é política pública permanente, executada pela SPS, e que tem a missão de combater a insegurança alimentar em todo o estado, complementando programas de transferência de renda do Governo Federal. Neste ano, foram feitas três entregas do benefício. Cada tíquete equivale a uma recarga de botijão de gás. O investimento do Governo do Estado com o programa foi de R$ 58 milhões, em todo o ano.

“A secretária Onélia Santana vem trabalhando com muito comprometimento à frente da SPS para retirar as famílias da extrema pobreza, e isso vem fazendo a diferença na vida de muitos cearenses, que hoje acessam com mais facilidade a política da assistência social, seja através de programas como Vale Gás, Mais Nutrição, Mais Infância e diversos outros”, reiterou Jade Romero.

A gestora também lembrou da importância do trabalho da primeira-dama, Lia de Freitas, à frente do programa Ceará Sem Fome. “A Lia vem conduzindo com muita maestria o Ceará Sem Fome, que já distribui quase 100 mil refeições por dia para a população que estava em situação de insegurança alimentar em todo o Ceará e segue combatendo a fome com muita força no Ceará”, reiterou a vice-governadora.

A titular da SPS, Onélia Santana, destacou que nesta terceira remessa do Vale Gás, estão sendo entregues 209 mil tíquetes para beneficiar famílias de todos os municípios cearenses. “A pesquisa do IBGE aponta que tivemos em 2022, quase 6% de queda na redução da extrema pobreza no Ceará, e isso se dá por conta das intervenções de políticas públicas como o Vale Gás, Cartão Mais Infância Ceará, que beneficia 150 mil famílias cearenses, Bolsa Família, dentre outras políticas de capacitação profissional como Primeiro Passo e Criando Oportunidades”, frisou Onélia Santana.

Lia Gomes pontuou que junto com a SPS, o Ceará sem Fome vem fazendo a diferença na vida de centenas de famílias do Ceará. “Muitas das famílias que estão contempladas no Ceará sem Fome estão recebendo também o benefício do Vale Gás e a tendência é que cada vez mais eles acessem diversos benefícios da política da assistência social para que possam ter seus direitos todos garantidos com dignidade” , complementou a primeira dama do Ceará.

Marcondes Jucá, prefeito de Choró, também esteve presente na entrega. “Este é um momento de grande felicidade, nós recebíamos 142 tíquetes e agora estamos levando para Choró, 574 tíquetes e vamos contemplar com muito orgulho todas estas famílias de Choró, que é uma cidade pequena, mas que acredita na mudança através do acesso das pessoas às políticas sociais”, concluiu o prefeito.

Acesse aqui para conferir a lista de beneficiários.