Participante da 11ª edição do Laboratório de Dança, projeto ‘Matéria Suspensa’ se apresenta nas Rotas de Criação

15 de dezembro de 2023 - 14:46 # # #

Ascom Porto Iracema - Texto

Evento ocorre na segunda-feira (18), às 18h, com a presença do tutor Guilherme Peters

Programação que traz o andamento dos processos criativos de projetos em desenvolvimento nos Laboratórios de Criação, as Rotas de Criação trazem apresentação do projeto “Matéria Suspensa”, integrante do LabDança da Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O encontro, gratuito e aberto ao público, será realizado na próxima segunda-feira (18), às 18h, no Oriente – Corredor de Variedades (Rua Dona Leopoldina, 199 – Centro, Fortaleza – CE).

A pesquisa desenvolvida pelas/os artistas Georgia Vitrilis, Sarah Nastroyanni, Breno de Lacerda, Felipe Damasceno, Honório Félix e William Pereira Monte, tem por tutor Guilherme Peters.

“Matéria Suspensa” se propõe a investigar a movimentação, o gesto, a expressividade, as possíveis narrativas e poéticas oriundas do corpo em estado de suspensão. Focalizada na suspensão corporal através de cordas (técnica Shibari) e ganchos instalados em uma camada superficial da pele, a proposta suscita elaborações quanto à intervenção maquínica no corpo e o impacto dessa experiência somática na tessitura da realidade, além de aspectos multidisciplinares, estéticos e tecnológicos em dança.

“Matéria Suspensa traz à tona uma prática milenar controversa, que é a suspensão corporal, seja por ganchos ou cordas, criteriosamente inseridos em contato com a pele do corpo. É um projeto inédito na cidade que tensiona radicalmente as fronteiras do corpo em sua concepção de mundo, experimentando para além do bipedismo, novas composições gestuais de uma dança suspensa”, pontua Bilica Léo, coordenadora do Laboratório de Dança.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

**Alerta: sendo considerada de conteúdo sensível, a experiência pode vir a ser gatilho para algumas pessoas devido à prática de perfuração e suspensão corporais. O acesso ao local se dará mediante à assinatura de um termo de responsabilidade.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Participante da 11ª edição do Laboratório de Dança, projeto ‘Matéria Suspensa’ se apresenta durante Rotas de Criação da Porto Iracema das Artes
Onde: Oriente – Corredor de Variedades (Rua Dona Leopoldina, 199 – Centro, Fortaleza – CE)
Quando: 18 de dezembro, segunda-feira
Horário: 18h
Gratuito e aberto ao público