Artistas cearenses celebram 50 anos do Hip Hop em show gratuito neste sábado (16), no Anfiteatro do Dragão

16 de dezembro de 2023 - 10:25 # # #

Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto
Divulgação - Fotos

Realização do Fórum Cearense de Hip Hop, com apoio do Centro Dragão do Mar, o show “Hip Hop 50 anos” reúne 20 atrações da cena em série de apresentações

Neste sábado (16), a partir das 19h, o Anfiteatro Sérgio Motta sediará o Show Hip Hop 50 anos, iniciativa fruto de parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Fórum Cearense de Hip Hop em celebração ao Cinquentenário Mundial do Hip Hop, e como parte da programação da Semana Estadual de Hip Hop do Ceará 2023. O acesso será gratuito, com classificação etária de 16 anos, sujeito à capacidade do local.

Artistas de diferentes regiões do estado e de diferentes vertentes da cultura Hip Hop (breakdance, rap, grafitti e DJ) compõem a line-up: Sertão Rap, Amyla Avidal, Poeta Mikael, Kboco Doido, Rival MC, Padêro MC, Conexão Gangsta Caucaia – CGC, Bakkari, Roni Flow, Perímetro Urbano, Jeyci Viana, Dj Cleitão, Poetisa Stella, Consciente B., DJ Falcão, DJ Profeta, Ynaiã e Bz.

A fim de evidenciar o potencial da economia criativa na cultura Hip Hop, a programação contará ainda com um desfile de moda concebido pela aluna do curso Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá/Via Corpvs, Joycianne Alves, e realizado em parceria com a Universidade, o Fórum Cearense de Hip Hop, o Coletivo Território Criativo e outros alunos do Curso.

Sobre os artistas

Sertão Rap

É um grupo de rap cearense fundado em 1993 pelos rappers Jr. metal, Tiger Black e Critic Boy. Três jovens com o propósito de denunciar as causas e os danos da criminalidade no estado do Ceará e conscientizar a juventude a não se envolver com o crime. Atualmente, segue a caminhada com o Mestre JR Metal e seu parceiro PH Dasul, que sem perder a essencial e lírica potente, seguem inovando no cenário do rap maracanauense.

Amyla Avidal

Poeta mc, artevista brincante das músicas afroindígenas e moradora do grande Bom Jardim, lançou em 2022 o seu primeiro álbum, “Força da Fé”, disponível em todas as plataformas musicais.

Poeta Mikael

Poeta que destaca em seu trabalho uma narrativa periférica de vivências e experiências de um jovem negro que viveu toda sua vida à margem, e como tudo isso reverbera em uma escrita poética.

Kboco Doido

Militante e ativista do movimento comunidade reunida hip hop desde 1999, seu primeiro contato com a cultura hip hop foi por meio do rap. Em 1998 criou o grupo Caos Urbano, e posteriormente passou a fazer parte do Comunidade Reunida. Foi um dos comunicadores do programa comunidade hiphop, que abriu portas para outros programas de rádios comunitárias entre elas a Mandacaru fm 98,5. Kbocodoido vem versando a vida e agregando elementos da cultura nordestina, que vai desde as suas rimas bem boladas ao som que é produzido, sem esquecer as raízes do hip hop, criando seus beats e suas letras. Sua referência está na rua e nas rimas.

Rival MC

Artista independente, idealizador do projeto Estação R.A.P e membro do selo de rap Neblina Storm. Autor de obras como o EP “RVL – Rico de vida livre”, lançado em novembro de 2023 que traz o conceito de liberdade em suas linhas, além de vivências pessoais e da realidade em sua volta. Obras que retratam críticas de preconceito estrutural e ao mesmo tempo uma desconstrução pessoal, a realidade de famílias em zona periférica e suas batalhas diárias e a importância da arte e cultura para as crianças e jovens que vivem em situação de risco, amor, além de também trazer versos em resposta para aqueles que desacreditam da caminhada do artista independente e também um pouco de egotrip, sem perder sua essência crítica em cada música.

Bz

Artista natural de Caucaia. Desde cedo demonstrou interesse por letras, poesia, rimas e beatbox, tendo como sua primeira influência a banda do Charlie Brown Jr. Com 15 anos, influenciado pelo estilo do Matuê, começou a participar das primeiras batalhas de rimas e a escrever as suas primeiras letras. Sua primeira música, “Nem Haxixe”, um duo com a participação do artista Wesley, traz uma letra romântica com uma batida trap envolvente. A música já chegou a mais de 600 streamings no Spotify.

Jeyci Viana

Cantora e compositora cearense nascida em Fortaleza. Começou suas experiências musicais no canto, aos 7 anos de idade. Em 2013 fez o seu primeiro projeto musical, “Solto blues”, onde fez versões de músicas populares em blues acústico e se apresentou em sarais e festas particulares. Em 2016 integrou o grupo de rap “Sem Saída”, onde atuava como cantora e compositora e atuou na produção de eventos de rua como o BJ na Ação, Sarau Good Garden Culture Calçada Contest Rap Street, entre outros. Em 2017 o grupo lançou a mixtape demo “Contra o Sistema”, com o apoio do Centro Cultural Bom Jardim e parceiros, e participou do Projeto “É noiz Perifa – Ações de Difusão e Criação”, com orientação artística do músico cearense Fernando Catatau, realizado no CCBJ. Participou também em gravações vocais para o grupo pernambucano “Cordel do Fogo Encantado” e fez parte da trilha sonora do filme “Solidão”, de Haroldo Sabóia. Em setembro de 2021, lançou seu segundo single, intitulado “Quem?”, em todas as plataformas digitais. Em julho desse ano, lançou seu primeiro clipe com o single chamado “Vivências” e atualmente fez parte da trilha sonora da série “Cangaço Novo”, com “Sabe Nada”, na produção de Catatau. Atualmente, está trabalhando no seu primeiro EP, que tem previsão para o lançamento em 2024.

Ynaiã

Multiartista de 21 anos que começou seu trabalho com o rap e a poesia marginal dentro dos ônibus de Fortaleza, aos 15 anos de idade, abordando temas que confrontam o machismo, racismo e a homofobia com rimas que reinvidicam lugares na cena feminina do rap. Já organizou batalhas de rimas como a primeira batalha feminina e lgbtqiapn+ dentro de uma universidade estadual do Nordeste. A MC lançou seu primeiro single em 2023, chamado AS50 prod. Guilherme.

DJ Profeta

Foi DJ da Batalha do Dragão, do Movimento hip hop organizado “Nós Por Nós”, tocando nos bailes Jangu Por Nós e no Baile Zumbi e Dandara somos nós, produtor do Filomena Hip Hop, do Sarau da Filó, e organizador da biblioteca comunitária biblioteca da Filó. No pós pandemia tocou no Baile da Soul e Baile Preto.

DJ Falcão

Iniciou suas apresentações em rodas de break e festas de aniversários de bairro, como a maioria dos DJs, mas foi inserido na cultura Hip Hop que teve suas maiores experiências como DJ, ao se apresentar com grupos de rap, rodas de break, oficinas de DJ e bailes de Hip Hop, participando dos festivais Vida & Arte acompanhando grupos de raps locais. Abriu shows de nomes nacionais do Rap Brasileiro, como DJ Jamaica e Cirurgia Moral no Anfiteatro do Dragão do Mar, e foi um dos fundadores da Cypher do Dragão do Mar e do fórum Cearense de Hip Hop,atuando em rádios comunitárias, sempre militando em causas de minorias, participando e se apresentando com grupos de Rap feminino, ações contra o racismo e pela igualdade de gênero e também realizando o campeonato/baile Impacto Hip Hop, Rock Cordel, Feira massa e apresentando na inauguração do Cuca da Barra do Ceará, bailes realizados pelo Movimento Comunidade Reunida Hip Hop, baile Comunidade Hip Hop realizado no primeiro sábado de cada mês no bairro Carlito Pamplona durante os anos de 2001 a 2005.

Perímetro Urbano

No caminho desde 2016, o grupo formado por Zetsu, LK, TKR e Seth lançou alguns de seus trabalhos que batem legal nos falantes da rapaziada. É sempre a reação do público que baliza a sua busca por retratar de forma crua o cotidiano de quem vive nas periferias.

Consciente B.

Rapper cearense desde a origem do movimento Hip Hop do CE, onde iniciou sendo membro do Mh2o. Foi integrante do Grupo Q Ponto F (Quilombo Favela). Já abriu diversos shows de artistas da cena Rap Nacional e Internacional, como o show do artista rap americano 50 Cent, em 2011, no Siará Hall. Já marcou presença nos maiores festivais de música da Cidade de Fortaleza como Ceará Music, Maloca Dragão, Feira da Música, entre outros. Em 2014, foi o único fortalezense a ganhar o prêmio nacional “Hip Hop Funarte” pelo reconhecimento de sua trajetória no meio hip hop e seu trabalho em rádios e web rádios fortalecendo a cena rap.

DJ Black

Natural de Fortaleza, é formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Começou em uma oficina DJ ministrada pelo DJ Doido, no projeto Aliança Periférica, em 2001, quando iniciou a prática em discotecagem, integrando o projeto Rima do Castelão. Participa de batalhas de freestyle.

Roni Flow

Em uma carreira notável que abrange mais de uma década, Roni Flow tem se dedicado ao crescimento e empoderamento da juventude em diversas instituições. Desde 2011, atua como educador social e agente cultural, proporcionando momentos valiosos de educação e organizando eventos ligados a cultura Hip Hop, sua principal área de atuação. No entanto, foi em 2014 que Roni Flow iniciou uma nova jornada artística, expandindo seu foco e dedicando mais atenção ao mundo da arte. Isso marcou o nascimento do projeto musical “GHETTOROOTS” e a criação de um coletivo de base no bairro Edson Queiroz, chamado de “OCUPA CAJUEIRO”. A missão do coletivo é levar arte, cultura e entretenimento às comunidades marginalizadas da cidade. Hoje integrante da NEBLINA STORM, busca a difusão da sua arte por meio da música.

Padêro MC

Rapper, integrante e fundador do grupo RDF – Relatos de Fortaleza. Com 38 anos, o paraense, radicado no Ceará desde os 2 anos, é conhecido como Padêro MC dentro da cena Hip Hop de Fortaleza. Começou a cantar seus raps em 2003, nas barracas de praia do pólo de lazer da Barra do Ceará, junto com Mc Babal. Em 2006, conheceu o rapper Côro Mc, com quem iniciou a primeira formação do RDF. Juntos, gravaram o primeiro álbum autoral, “O que eu fui o que sou”, lançado em 2009. Se destacando na cena rap cearense, dividiram o palco com nomes como Racionais Mcs, R.Z.O e Facção Central, entre várias apresentações pela cidade, Feira da Música 2014 e Mostra Petrúcio Maia 2014, Domingo Musical e eventos independentes. No ano de 2013 ainda com RDF, Padêro lançou o disco “Coração Vagabundo”, dando um salto em qualidade e produção, que resultou num trabalho bem diferenciado e que abriu novas portas ,conquistando um novo público para o grupo. Algumas faixas rapidamente se tornaram hits dentro da cena de rap cearense. Em trilhas como o ”Jogo é Doido”, ”Coração Vagabundo”, ”É noiz Memo” e ”Só Saber Jogar” o grupo se consagrou as canções desse álbum hoje já são considerados clássicos. Em 2014, Padêro começou a se dedicar ao seu trabalho solo. Com a participação de Andrézão GDS, do Coletivo Maloqueira, e Flip Jay, do grupo Costa a Costa, o trabalho solo do Padêro MC tem a característica principal de levar a mensagem de paz para a juventude da periferia de Fortaleza, contando sua história de vida, uma trajetória heroica de superação por meio do Hip Hop. Este trabalho solo já foi apresentado em vários eventos na rede Cuca, Ação Hip Hop, Centro Cultural Banco do Nordeste, Grito Rock Fortaleza 2016, Corredor Sonoro, Carpe Jam, Carnaval de Fortaleza 2015, Maloca Dragão 2015, Feira da Música 2015, Praça das Artes, e foi destaque em toda cidade como um dos 6 finalistas da Mostra Petrucio Maia de 2015, sendo que já havia sido finalista também no ano anterior com seu grupo RDF.

Conexão Gangsta Caucaia – CGC

Grupo de rap cearense fundado em 2010. É formado pelos integrantes Afrânio (intérprete/compositor), Daniel (intérprete/compositor), Leonardo (intérprete/compositor), Gerson Z.O (intérprete/compositor), residentes do bairro Nova Metrópole – Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. De caráter militante, em prol da melhoria sócio educacional das periferias, denunciando as mazelas sociais através da cultura Hip-hop, no segmento Gangsta Rap. Apresenta em suas músicas influência do RAP nacional e internacional, da MPB, reggae, rock, Jazz, blues, e pensamentos de homens revolucionários na história da humanidade, mostrando que o RAP pode e deve ser misturado com outros estilos musicais.

Bakkari

Orgulhoso membro de sua própria “ZAREA” (área) e um mensageiro de seu povo, como costuma abordar em seus versos. Também conhecido pela alcunha de “Imperador”, o artista cearense nascido da periferia da Sapiranga mistura gêneros como Drill, Afrobeat, Grime, Boombap e R&B, com suas rimas ásperas e poéticas e produções que cativam seu público com a identificação de posicionamento e vivência da favela.

Dj Cleitão

Um dos pioneiros dos 4 elementos da cultura Hip Hop no Ceará, primeiro Beat Boxer do Brasil e presidente Universal da Ice Rec’s. Também foi primeiro produtor de Rap no Ceará desde 1985 e co-Fundador do HGO – HipHop Gospel.

Dj Xarada

Reside em Caucaia e começou no ano de 2011 como B-boy e monitor de dança em projetos sociais. Em 2017 iniciou nas batalhas de rimas, sendo campeão e se destacando em várias batalhas da região. No mesmo ano, integrou-se ao coletivo Aldeia Hip-Hop, dando vida ao projeto de dança BREAK NA ALDEIA, tornando acessível um espaço pra treinos de dança permanente de Break e outros gêneros. Além de dançarino e Mc, Xarada trabalha profissionalmente como designer e gestor de tráfego, e é empreendedor periférico. Em 2021 começou a estudar sobre Discotecagem e vem se consagrando nos 4 elementos do Hip-Hop, dominando todos os segmentos da Cultura!

Poetisa Stella

Mulher negra e poetisa da zona rural que evidencia em suas poesias críticas ao preconceito racial, levando a militância sobre gênero, raça e classe, muito além dos parâmetros de grandes estudiosos, mostrando que poesia é arte, luta e resistência. Integra também o movimento de resistência da periferia, Slam poesia de quinta e também o Slam Delas, movimento que acolhe vozes de mulheres poetisas no Centro.

Serviço:

Show Hip Hop 50 anos
Data: 16 de dezembro (sábado)
Horário: 19h
Local: Anfiteatro Sérgio Motta, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Acesso gratuito sujeito à capacidade do local
Classificação: 16 anos