Ceará Científico 2023: produções vencedoras são premiadas

16 de dezembro de 2023 - 10:36 # # #

Ascom Seduc - Texto
Rogério Bié - Ascom Seuc - Fotos

A etapa estadual do Ceará Científico 2023 foi concluída nesta sexta-feira (15), com a cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos de maior destaque produzidos por estudantes de escolas públicas de todo o Ceará. As pesquisas ficaram expostas no Centro de Eventos do Ceará durante a última quinta-feira (14), podendo ser acompanhadas pelo público. Ao todo, foram avaliados cerca de 200 trabalhos finalistas de nove categorias, envolvendo diretamente 552 alunos e 207 professores orientadores. O evento foi realizado pela Secretaria da Educação (Seduc).

No mesmo dia, mais cedo, houve a entrega do Selo Escola Sustentável 2023 às unidades de ensino selecionadas para receber a comenda.

Conheça os trabalhos vencedores do Ceará Científico 2023

O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, avalia que a participação no evento proporciona ganhos coletivos para as unidades de ensino, considerando que para desenvolver os projetos, é necessário agir de forma cooperativa e solidária.

“O ciclo do evento ocorre ao longo do ano inteiro e representa a iniciação científica para estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental. Com isso, desde cedo, essas pessoas têm a oportunidade de construir conhecimentos por meio da pesquisa. É um processo muito bonito, que faz os estudantes compreenderem todas as etapas que constituem o processo investigativo, desde a problematização à compreensão da relevância social de seus trabalhos. Esse movimento representa motivação, engajamento e aprendizado aos jovens, elementos que queremos continuar cultivando nas escolas. Nesse sentido, conseguimos avançar como rede pública”, ressalta.

A mostra teve início na fase escolar, em que cada unidade de ensino realizou sua própria feira de ciências. Na sequência, os classificados foram para a fase regional, que aconteceu em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Por último, foi feita a etapa estadual, na capital, reunindo os vencedores do estágio anterior.

Os estudantes puderam concorrer nas categorias de Ciências da Natureza e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Educação Ambiental; Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Robótica, Automação e aplicação das TIC; Expressões Artístico-Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental ou nas demais áreas do conhecimento; Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental II e Pessoas com Deficiência (estas duas últimas categorias contemplam todas as áreas do conhecimento anteriores).

O Ceará Científico incentiva, desde 2016, a construção de projetos que promovam a integração dos componentes curriculares, enaltecendo a interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social.