Em clima natalino, crianças internadas na pediatria do HGWA recebem visita de animais

18 de dezembro de 2023 - 15:46 # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e Fotos

Visita alegrou crianças, acompanhantes e equipe da unidade

As crianças atendidas na pediatria do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), tiveram uma surpresa nesta segunda-feira (18). O projeto Sexteto de 4 Patas fez uma visita na unidade para alegrar os pequenos e a semana natalina.

O projeto, que tem à frente Luciana Athayde, tutora dos pets, leva cachorros da raça golden retriever para diversos locais, entre eles, hospitais de Fortaleza. O intuito é promover a “Pet Terapia” que contribui com o bem-estar e a saúde física e emocional de pacientes nas mais diversas situações. Para o HGWA, Luciana trouxe as cadelinhas Jolie, Sophie e Tuty apareceram vestidas de renas, uma alusão ao período natalino.

“O projeto iniciou na pandemia, há três anos. É gratificante. Recebo muitos convites, levo para hospitais, creches, escolas. A prioridade são as crianças em tratamento. Nesta semana, estamos levando um pouquinho de carinho para as crianças que vão passar o Natal internadas. Recebo muitas mensagens de profissionais de saúde que contam o quanto faz a diferença”, conta a tutora dos animais.

A designer de sobrancelhas Marina Magalhães, mãe do pequeno João Arthur, 7, descreve a emoção do filho, que é apaixonado por animais, em ver e poder tocar as cadelinhas. “Gostei demais desse momento. Meu filho é louco por animais, sair dessa rotina de hospital, conseguir ter esse momento de alegria, é muito satisfatório para nós pais e para eles”, compartilha.

A médica pediatria Marcia Degobi, reforça a importância de ofertar esses momentos. “A gente vê o quanto faz bem a presença desses animais e a presença de atitudes que fazem as pessoas se sentirem olhadas, acolhidas e cuidadas. Nosso intuito é alegrar as crianças, as famílias e também os colaboradores”, pontua.

Com a autorização do hospital e observando os critérios de segurança, os animais visitaram o corredor da pediatria, onde as crianças que estavam aptas puderam se aproximar, tocar e fazer uma foto.

Programação

Além desta segunda-feira, a programação natalina na pediatria segue até a sexta-feira (22), no HGWA. Na terça (19), haverá um lanche especial de Natal. Na quarta (20), acontece uma apresentação com violão pelos corredores, com a entrega de presentes pelo projeto Borboleta. Já na quinta (21), os médicos residentes prepararam uma distribuição de lembrancinhas. A programação encerra na sexta-feira, com a presença de personagens infantis e distribuição de presentes para os acompanhantes.