Esporte Superação oferece atividades especializadas para crianças autistas e TDAH

20 de dezembro de 2023 - 11:55 # # # # #

Rafaela Leite - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - SPS - Fotos

Localizado na Serrinha, o núcleo funciona como espaço de desenvolvimento e integração através do esporte

Com passos rápidos e sorriso fácil, João Pedro, 6, corre pelo campo de futebol do Instituto Irmã Giuliana Galli, um dos núcleos do projeto Esporte Superação, em Fortaleza. Com diagnóstico de TDAH e hiperatividade, ele encontrou no esporte um espaço para se desenvolver física, emocional e socialmente. “Ele é apaixonado por futebol, e o projeto tem sido muito bom porque ocupa a mente, passa o tempo dele e é um ótimo incentivo”, conta Vanusa Machado, mãe de João Pedro e de João Carlos, beneficiários do projeto.

Ela explica que o filho já estudava no instituto e o Esporte Superação veio para melhorar ainda mais a rotina e a socialização. “Ele não tinha muito contato com outras crianças, e através dessas atividades ele está tendo esse contato, e ele gosta muito. É o que ele gosta de fazer, aí deu certinho, encaixou no ponto certo”, afirma ela, que fica cada dia mais impressionada com o desenvolvimento dos filhos.

O projeto acontece no instituto desde março de 2023, e utiliza a educação física adaptada para trabalhar a socialização, integração e superação de desigualdades sociais. “Aqui nós desenvolvemos atividades físicas para os PCDs, que são alunos com algum tipo de deficiência, psicológica ou física. Os nossos maiores casos aqui são os autistas, e a gente diferencia as atividades deles, para que eles possam ser inseridos na atividade física de uma forma geral e consigam ter o desenvolvimento psicomotor bem mais avançado”, explica o educador físico do núcleo, Flávio Forma.

Ele destaca que o atendimento é feito de forma personalizada, com turma reduzida e um maior número de profissionais acompanhando os alunos. “A gente nota que, com o esporte, os alunos têm um desempenho melhor em atividades cotidianas e também durante as aulas. Eles conseguem se concentrar, realizar as atividades propostas pelos professores de uma forma melhor. Todos eles com aquele acompanhamento medicamentoso, aliado à prática de atividades físicas e acompanhamento pedagógico, é só sucesso”, analisa.

O projeto conta, atualmente, com duas turmas, que atendem crianças de 4 a 12 anos, com divisão por faixa etária. O serviço acontece três vezes por semana, com uma hora de exercícios para cada turma. Entre as atividades desenvolvidas estão os jogos paralímpicos adaptados, onde eles conhecem a modalidade; os jogos cooperativos, que envolvem atividades em grupos; os jogos pré-desportivos, com iniciação ao futebol, vôlei e basquete; e corridinhas kids.

Fernando Clark (12) é autista e participa do projeto há cinco meses. Ele conta que a iniciativa no futebol não partiu dele, mas que hoje aguarda ansiosamente pelos treinos e pelo encontro com os amigos. “Meu pai me contou que já foi jogador de futebol, mas ele já se aposentou, e no começo eu vinha mais por ele, mas agora eu tô praticando muito para ser um jogador de futebol”, conta com brilho nos olhos.

“Eu acho bom porque algumas pessoas pensam que não gostam de esporte, não sabem jogar, e esse projeto faz com que a gente se descubra. Tem muita gente que já está muito melhor do que quando começou. Eu mesmo, no começo, errava muito os gols. Agora pratico até quando estou em casa, para melhorar mais ainda”, finaliza.

“O Esporte Superação é um projeto de inclusão. Nossos beneficiários são de 8 a 29 anos, mas a gente busca atender todas as idades”, afirma a coordenadora pedagógica do Esporte Superação, Daniela Alves. “Para as crianças neurotípicas, o esporte entra como uma atividade diferente, onde eles podem se conhecer e descobrir as habilidades que vão ter em cada modalidade”, completa.

Sobre o projeto

O Esporte Superação é um projeto coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) que estimula a prática esportiva e a socialização em comunidades vulneráveis.

A iniciativa atende mais de oito mil beneficiários, com idade entre oito e 29 anos, em Fortaleza, Sobral, Juazeiro, Crato e Barbalha e Caucaia. Entre as atividades oferecidas pelo projeto estão funcional kids, tiro com arco, futebol, futsal, muay thai, jiu jitsu e balé.